-
Arquitetos: JOYS Architects
- Área: 170 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Beersingnoi
O Local e a Cobertura - A localização do projeto possui duas características ocultas que não podem ser claramente percebidas se o terreno não for percorrido. São elas a leve inclinação do lote e suas árvores altas. O objetivo do projeto é, portanto, enfatizar essas características do local.
O desenho da edificação utiliza um plano para contrastar com a inclinação do terreno e reconhecer a condição da localização, ao mesmo tempo em que é também um espaço funcional.
O plano se torna a cobertura que pode ser vista como o elemento fundamental e original da arquitetura. As atividades sob ela permitem que os ocupantes gerenciem o espaço para sentar, deitar e caminhar enquanto apreciam o movimento da natureza.
Verdade, Geografia e Espaço - O que é o respeito pela natureza? Manter o solo original no local ou não? Pode-se dizer que a verdade da natureza é apenas mudar, mover e não estabilizar? A natureza, como a superfície do solo, está sempre mudando, seja pelas mãos do homem ou por ela própria. Pode-se dizer que não há verdade na natureza? Essas questões foram levantadas tanto durante o período de projeto quanto durante a construção.
O solo foi alterado devido ao comportamento da edificação. A escavação dos alicerces estruturais foi preservada como uma manifestação representativa das variações feitas pelo homem no local durante o processo de construção. Esses espaços escavados se tornaram salas e cada uma delas se sobrepõe às posições da fundação.
Estrutura, Construção e Espaço Arquitetônico - Esses três elementos foram integrados ao projeto de forma clara. Primeiramente, aspectos estruturais como as diferentes espessuras do telhado e a altura dos elementos de suporte. Em segundo lugar, aspectos construtivos como o concreto com cores e texturas diferentes. Por fim, espaços arquitetônicos, como as salas, diretamente relacionados às fundações abaixo e a altura de cada uma delas em relação aos elementos de suporte em forma de escada.