-
Arquitetos: Barde + vanVoltt
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sarah Wijzenbeek
-
Fabricantes: CS Rugs , Hans Wegner, Puylaert Designs of the Time, Van Harn
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Calico Club, uma marca de roupas de alta qualidade na Holanda, lançou uma nova loja que se tornou um destino para os aficionados por moda. Em um momento no qual o mundo parece imprevisível e os varejistas aumentam a estimulação e os cenários dignos do Instagram, a Calico Club se inspirou nos mestres zen japoneses para oferecer aos seus clientes não apenas marcas exclusivas, mas sim, um ambiente para nutrir o fluxo criativo.
Com um público fiel, oferta de moda impecável e o desejo de fazer comércio de forma diferente, os proprietários escolheram uma localização atraente e fora do comum. Localizada em uma vila chamada Nistelrode, no sul do país, a loja precisava oferecer uma experiência que valesse a pena a viagem.
Trabalhando com a empresa internacional de design de interiores e arquitetura Barde vanVoltt, a equipe transformou a fazenda centenária em um espaço tranquilo que pode ser apreciado ainda mais quando visto de perto e pessoalmente.
A filosofia de projeto é baseada em contrastes, onde a herança holandesa e a tradição japonesa se encontram para formar uma expressão inesperada. O layout da loja é moldado como um jardim zen japonês e seus elementos tradicionais de pedra, água e plantas foram interpretados de maneiras mais modernas e abstratas.
As rochas se transformam em imponentes pedras calcárias caiadas que também servem como expositores de produtos, compondo com o piso de concreto polido, o cascalho cinza marcante e as ilhas elevadas de seixos brancos que abrigam as coleções. O vidro espelhado ondulado se assemelha à água e árvores japonesas esculpidas destacam-se contra a fachada vermelha rústica da fazenda. Para equilibrar os materiais mais frios, a madeira de nogueira e o linho trazem calor ao interior. O balcão personalizado, os armários e os provadores são todos esculpidos em nogueira e revestidos com linho. Acima, o amplo teto da fazenda é preenchido com linho drapeado para complementar os suportes de roupas metálicos retangulares e suavizar a acústica da loja.
Embora o design seja inesperado, a loja não parece opressora. Os suportes de exposição e os provadores têm seu próprio espaço definido para evitar distrações e incentivar o foco. Um exemplo disso é a árvore japonesa em destaque no final da loja. Protegida por um banco de vidro circular, a árvore e a coleção de moda oposta são enfatizadas graças à uma folha de metal curvado e enrolado que as separam dos provadores. Na frente da loja, os clientes são apresentados ao melhor da coleção com cilindros de vidro flutuantes cheios de feno. Tudo isso cria um conjunto harmônico apoiado pela política sem telas da loja.
A nova Calico Club recompensa aqueles que a procuram. Ela apresenta as melhores marcas em um espaço diferente de qualquer outro. Uma experiência de varejo original que irá transformar os visitantes à primeira vista.