-
Arquitetos: Ester Bruzkus Architekten
- Área: 230 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Robert Rieger
-
Fabricantes: Forbo, Kvadrat, Lumo Tubo, Plase Wait to be Seated, Valerie objects
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ester Bruzkus Architekten abordou o projeto do novo restaurante REMI, em Berlim-Mitte, para os chefs Lode van Zuylen e Stijn Remi, utilizando materiais arquitetônicos de alta qualidade, cuidadosamente selecionados e trabalhados, com atenção rigorosa aos detalhes. Essa é a mesma abordagem que os chefs utilizam para criar uma refeição, portanto, o sucesso do projeto resulta de uma sinergia entre os arquitetos e os chefs. O desenho tem a intenção de enfatizar a simplicidade e qualidade, além de criar uma experiência gastronômica autêntica, direta e divertida.
No centro do espaço está a cozinha aberta - cercada por materiais que trabalham juntos tal qual ingredientes para uma boa refeição: alumínio perfurado, reboco texturizado, armários em MDF vermelho, madeira laqueada, cortinas azul claro, aço inoxidável e um granito vermelho profundo natural que combina todas as cores usadas no REMI. Os volumes que compõem a cozinha são enquadrados por anéis de iluminação suspensos, aprimorando e unificando o design limpo e transparente.
Os detalhes revelam as qualidades inerentes dos materiais - como eles aparecem em corte transversal, sua espessura e profundidade, e como os diferentes materiais formam cantos externos. O melhor exemplo dessa abordagem material é como o MDF vermelho é usado - a cor não é aplicada na superfície, mas todas as fibras internas são tingidas - então, quando cortado, revela seu interior.
O projeto aproveita os melhores atributos do local no novo prédio Suhrkamp Verlag, projetado por Bundschuh Architekten. Um objetivo importante era manter a sensação de abertura que vem das lajes de concreto altamente exposto e das amplas fachadas de vidro em ambos os lados do restaurante. Um balcão de boas-vindas triangular resolve a geometria complicada do local, para que as áreas de jantar tenham uma atmosfera tranquila.
Os móveis da área de jantar, fornecidos pelo Studio Coucou, combinam mesas feitas sob medida em compensado de alta qualidade, aço polido e linóleo Forbo com cadeiras da Please Wait To Be Seated, bancos de madeira personalizados estofados com tecido cotelê da Kvadrat e iluminação da Valerie Objects. Os grandes anéis de luz suspensos foram projetados pela Ester Bruzkus Architekten.
O projeto do REMI mostra os paralelos entre um bom design e uma experiência gastronômica moderna. Ao tratar os materiais arquitetônicos com a mesma abordagem que os chefs têm em relação à refeição, a Ester Bruzkus Architekten criou um restaurante que é luminoso, cuidadosamente detalhado e feito com materiais arquitetônicos que se unem como uma refeição bem elaborada.