-
Arquitetos: Ignacio Szulman arquitecto
- Área: 180 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Francisco Nocito
-
Fabricantes: Matyser, Mosaicos Rossi
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pré-existência se tratava de uma casa chorizo, um dos patrimônios mais abundantes da cidade de Buenos Aires. Nesta casa, como geralmente acontece nas casas chorizo, uma sequência de cômodos são alinhados e ventilados ao longo de um pátio lateral.
A intervenção consistiu na criação de dois novos pátios na massa construída, duas extrações que não alteram a sequência de salas, mas que proporcionam ar, luz, diferentes escalas e nuances aos espaços exteriores. O pátio lateral original de maior dimensão e onde entra mais sol é mantido e estes dois, de tamanhos diferentes, são adicionados: um que parece uma sala de pé direito duplo para o qual o telhado foi removido e outro menor com um gabinete de vidro que contém a escada que leva ao primeiro andar.
Para diferenciá-los dos demais e acentuar seu caráter exterior, esses cômodos/pátios recebem uma materialidade diferente, deixando as paredes de tijolos à vista. Este tijolo exposto é disposto em uma série de camadas como se fosse o corte de uma escavação arqueológica. Essas novas camadas às vezes se sobrepõem às da pré-existência. O novo e o velho se aproximam, formando uma nova unidade.