-
Arquitetos: Tropical Space
- Área: 432 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é um lugar aconchegante e tranquilo para quatro mulheres de meia-idade e a mãe delas. Elas desejam passar o tempo restante de suas vidas voltando a viver juntas em um lar, especialmente para o cuidado da mãe. Essa é uma maneira agradável de continuar escrevendo e preenchendo memórias fragmentadas da infância.
O local tem a forma de um retângulo longo que acomoda cinco quartos, uma sala de estar aberta conectada ao jardim e ao quintal da frente, e espaços comuns conectados continuamente. Eles abraçam um vazio central para atender a dois objetivos: separar necessidades individuais e promover a comunicação dos membros da família dentro da casa. Dentro do terreno, há um canal que o cruza. Portanto, o microclima aqui é satisfatório, especialmente nos dias quentes de verão, porque os ventos absorvem umidade desse canal ao passar pela área residencial. O ambiente externo é mais fresco.
A casa grande é projetada com um telhado inclinado. O vazio central é aberto para o sótão, que é usado como um espaço de adoração. Este piso atua como uma lacuna de transição para evitar o impacto do calor da radiação solar do topo ao meio-dia. Os ventos contendo umidade evaporada do canal movem-se para dentro através de aberturas e da camada de parede de tijolos; enquanto isso, o ar quente sobe para o sótão e escapa pelos buracos no telhado. Esse mecanismo naturalmente ventilado mantém a frescura e a satisfação dos pisos inferiores.
O prédio é planejado em um bairro residencial de baixa densidade de uma área periurbana, portanto, tanto o lado interno como o externo exigem soluções de projeto.
A solução para a parte externa inclui vistas para o exterior, mas ainda mantendo a individualidade no interior e protegendo o impacto forte do sol. A solução de paredes esponjosas com altura adequada é benéfica para proteger as vistas de fora, criar sombra suficiente, permitir movimentos de ar, permitir um pouco de acesso à luz solar e desfrutar das chuvas tropicais sem ficar molhado.
As vistas internas são para o centro, onde um corredor quadrado é arranjado ao redor de uma abertura central com plantas. A escada também está localizada aqui. Um espaço central é iluminado pelo dia e bem resfriado e é relaxante com a cor verde das plantas. Ao lado dele, há uma grande mesa de jantar onde as conversas diárias geralmente acontecem. É aberto e conectado aos espaços de estar, leitura e cozinha e ao quarto aberto da mãe. Todos os espaços internos estão abertos para jardins externos e internos para trazer boas emoções, energia e conforto para os ocupantes através do contato com a natureza.
Viver longe dos distritos centrais da cidade permite que as pessoas tenham mais espaços abertos para respirar ar puro e desfrutar de mais plantas, um céu azul de manhã e uma noite estrelada. Esse é o movimento atual de muitos cidadãos que estão cansados de viver em bairros residenciais compactos da cidade, especialmente após a COVID-19.