-
Arquitetos: Adam Bresnick
- Ano: 2023
-
Fotografias:Amores pictures
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi construída no final do século XIX como um dos seis hotéis para as filhas de um Barão. Quase um brinquedo Herreriano, é um retângulo de 26 x 11.5m de alvenaria de granito, rematada por uma cobertura de telha de 4 águas.
A porta de acesso é enquadra com duas pilastras toscanas coroadas com dois obeliscos. A casa se mescla com a parcela em declive através de duas terraços cercadas com muros de granito, escadas e balaústres, deixando o resto da parcela em suave descida ao sul.
Abandonada, ocupada, a casa havia sofrido muitas modificações ao longo dos anos. A intervenção foi cuidadosa em termos materiais e conceituais, baseando-se nas existências para adequar a habitação ao século XXI.
Com esse fim, a escada foi relocada, criando uma tripla altura com luz zenital na entrada, uma dilatação vertical que organiza as circulações enquanto casa as geometrias e eixos da casa principal. Esse gesto de verticalidade permite a ventilação natural como uma chaminé.
A caixa de granito é limpa, isolada, e o muro central de tijolo é deixado à vista, testemunho da passagem do tempo. O piso térreo é revestido em concreto polido, somente os limiares de passagem no muro de tijolo são marcados com tábuas de calcário, enquanto revestimentos de gesso permitem a passagem das instalações.
A escada monolítica do mesmo concreto emerge do chão, unindo o térreo ao primeiro andar, onde uma passarela de chapa de aço dá acesso aos três quartos em suíte com seus banheiros. Dentro dos quartos, o taco de carvalho serrado dialoga com a materialidade do muro de tijolo e a laje de pinho tingida de branco.
O térreo é um único espaço, uma sala ocupa toda a extensão do jardim, a cozinha está de um lado do hall de entrada, a sala de música está do outro. Dois grandes janelões foram abertos na metade do século passado, e são articulados com suas carpintarias internas para enfatizar o fato de serem intervenções posteriores. São dois olhos modernos, vista e acesso. O segundo desses vãos, uma grande janela pivotante conecta diretamente ao jardim através de um terraço de perfis metálicos e piso metálico em grade.
O destino de um jardim histórico foi tratado com cuidado e projeto integrador, utilizando paleta de argila e granito, e plantas nativas. Os dois terraços superiores são quase uma reconstrução do original, enquanto no jardim inferior se desenha um meandro que incorpora árvores, um poço e vistas existentes para criar um novo percurso que se afasta da austeridade e da geometria da casa para entrar num sonho mundo, terminando em piscina e pavilhão.