-
Arquitetos: Barata Arquitectos
- Área: 3071 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: Cortizo, Gerflor, KAR, Orona Pecres
Descrição enviada pela equipe de projeto. O trabalho da luz: moldar a pré-existência para um novo programa. A situação de pré-existência era um edifício de escritórios. Uma enorme massa de construção abandonada que ocupava todo o terreno. Com apenas duas fachadas livres para os 5 pisos (cave, rés-do-chão, primeiro e segundo andares e terraço), o objetivo principal deste projeto era não apenas organizar e distribuir o programa de residência estudantil, mas também projetar o espaço com luz natural. O principal gesto do projeto foi realizado, como pode ser visto nos desenhos de secção/modelos feitos à mão, onde esculpimos a volumetria existente para proporcionar um novo uso ao rés-do-chão e à cave.
Como a distribuição principal do edifício tinha a forma de 'L', projectámos um triplo pé-direito para fornecer luz natural ao hall de todos os andares. Essa luz converge no hall de recepção, na entrada. Na parte de trás do edifício, para desenhar as áreas comuns ,projectámos uma volumetria maciça para acomodar um pátio interno, que não só organizaria a sala de estar e a cozinha, mas também lhes daria mais luz natural. Finalmente, a cave era uma vasta área escura. Para dar um uso mais nobre a essa mesma área, projectámos novamente essa volumetria maciça e criamos um pé-direito duplo invertido para criar uma sala de biblioteca.
Para resolver a distribuição dos quartos e tendo em consideração toda a manutenção que uma residência de estudantes requer, desenhamos a fachada dos corredores com roupeiros técnicos de madeira, onde todas as infraestruturas poderiam ser ocultadas e acessíveis, mas também dariam um ambiente confortável às áreas comuns de cada andar.
Finalmente, as fachadas. A estrutura existente não tinha um ritmo regular. Para a fachada frontal, pudemos reutilizar e reforçar a estrutura existente e aplicar uma distribuição mais clássica, mas para a fachada traseira desenvolvemos um grupo de três dimensões de janelas permitindo-nos recolocá-las na estrutura irregular existente, a fim de a desenhar adequadamente.
Para concluir, neste projeto tivemos como objetivo resolver todos os requisitos do programa e seguir as regulamentações de infraestruturas e serviços num desenho harmonioso de luz que serpenteia pelo edifício tanto vertical como horizontalmente.