-
Arquitetos: Inês Regato Arquitectura
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Garcês
Descrição enviada pela equipe de projeto. A edificação insere-se num terreno com 5 hectares, isolado e distante dos aglomerados urbanos, caracterizado por uma paisagem rural que se desenvolve sobre uma topografia irregular. Foi erigida sobre a implantação de uma pré-existência, cujo estado de degradação obrigou à sua demolição integral, dando lugar a um novo edifício que respondesse ao programa pretendido.
O programa pretende dar resposta a dois usos distintos: Habitação e Turismo, pelo que a casa foi projectada de forma a oferecer diferentes opções de uso, sendo constituída por três tipologias independentes. O núcleo central da edificação acolhe uma tipologia T4 e nos extremos da edificação localizam-se duas tipologias T1.
A volumetria da edificação foi determinada pela memória da pré-existência e desenvolve-se sob a forma de um volume limpo encimado por uma cobertura inclinada em duas águas, revestida a telha de canudo. O edifício foi projectado de forma a tirar partido da topografia do terreno, desenvolvendo-se em duas cotas, cuja diferença se transpõe para o interior do edifício, criando dois níveis que articulam e dividem a zona social da zona privada.
O edifício foi construído sobre estrutura em betão armado e paredes em alvenaria de tijolo vazado. O pavimento foi executado em betão afagado, reforçando a continuidade e fluidez entre os diferentes espaços que compõem a casa. As carpintarias foram executadas por um carpinteiro local, utilizando técnicas de carpintaria tradicional.
Existe, em todo o edifício, uma forte ligação entre o interior e o exterior, articulada por meio de vãos verticais que aludem à memória das construções tradicionais que caracterizam a zona onde se insere.
Pontualmente, abrem-se pátios que potenciam a ventilação e iluminação natural da casa e que contribuem para a sua eficiência térmica e energética.
O edifício tira partido das circunstâncias do lugar, sem se impor, beneficiando do enquadramento das vistas que reforçam a sua presença no território.