-
Arquitetos: TETRO Arquitetura
- Área: 453 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Luisa Lage
-
Fabricantes: Allmad Portas e Pisos, Arcellor Mittal, Bell Lar, Pedras Vitoria, Rangel Mármores e Granitos, TLE Esquadrias de Alumínio, TOP MIX, iluminar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a Casa Laguna foi pensado como uma resposta à interpretação do contexto, fazendo uma leitura sensível e subjetiva sobre o lugar, e sobre as necessidades das pessoas que vão habitar o espaço.
O terreno, que está inserido em um condomínio em Nova Lima/MG, não tem nenhuma vegetação de grande porte e possui uma espetacular vista para um lago, para as montanhas e para o pôr do sol. Nessa situação o grande desafio foi criar mecanismos não só para potencializar a exploração da vista, mas para também promover a proteção solar necessária às aberturas orientadas para o Oeste. A solução arquitetônica para essas questões foi a construção de uma laje de cobertura, com grandes beirais em balanço, que tem a função de trabalhar como um anteparo para o controle da incidência solar. A luz do sol, somente adentra nos espaços no fim da tarde, quando sua temperatura já está mais amena.
Pensar uma arquitetura que faça uma leitura sensível sobre as necessidades dos moradores pode ser um caminho para encontrar as respostas para a criação dos conceitos de design. A construção de uma casa prática e muito funcional e ao mesmo tempo que pudesse receber e hospedar parentes e amigos no fim de semana foi um dos principais pedidos do futuro morador. Tudo isso, reduzindo ao máximo o uso de escadas no dia a dia. A solução proposta foi alocar todos os itens principais do programa da casa, tais como, sala, cozinha, lavanderia e a suíte principal em um único nível. Os demais espaços, que teriam maior uso no fim de semana, como os três quartos de hóspedes, piscina e espaço gourmet foram setorizados em um nível inferior.
Essas estratégias contribuíram para ampliar o que o lugar tem de melhor. Colaboraram para a exploração da melhor vista, mantendo a qualidade térmica e ambiental e possibilitaram a criação de uma casa dividida em dois níveis, mas com pouco uso diário de escadas.