-
Arquitetos: Luiz Paulo Andrade Arquitetos
- Área: 130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: AJP Marcenaria , Arquiforma, Colormix, Neobambu, Powerlume
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contrastes Naturais. Um convite ao relaxamento, a um bom bate papo, amizade e às comemorações. O projeto consiste na ampliação da área de lazer de uma centenária Fazenda cafeeira e faz parte de uma série de ações para preparar a fazenda para as novas gerações da família. Nosso desafio foi ampliar o espaço construído de uma antiga e delicada Tulha que foi reformada para se transformar e uma sala de jogos e adega.
Em respeito à antiga arquitetura vernacular, optamos por criar uma nova edificação estruturalmente independente do edifício original, implantada perpendicularmente à antiga tulha. Um terraço. Nossa intenção foi intervir ao mínimo na bela paisagem, criando apenas um filtro entre a Tulha e as belas montanhas da Serra da Mantiqueira.
Criamos uma caixa de concreto em formato retangular, simples, com os apoios recuados do seu perímetro, oferecendo a sensação de estar voando sobre o terreno. Uma delicada cobertura metálica, protege o terraço da chuva e do forte sol da região.
Optamos por pé direito reduzido, deixando a nova construção mais baixa que a antiga e reforçando a horizontalidade do nosso desenho. Rebaixamos o piso do terraço em 80 centímetros, suficiente para encaixar e esconder um grande sofá voltado para a vista.
Os Ladrilhos hidráulicos no piso e a madeira no forro, somam-se aos tijolos antigos da Tulha, formando um exuberante conjunto de materiais rústicos, valorizando a discreta presença de concreto e vidro. As linhas paralelas formadas pela caixa de concreto e pela cobertura metálica, formam uma moldura para a vista sobre o vinhedo e as montanhas.
A nova construção, completamente invisível para quem está dentro da Tulha, propõe um diálogo respeitoso entre o novo e antigo. O resultado é um grande espaço de múltiplo uso, pairado sobre uma colinha, oferecendo aos usuários a imersão na natureza abundante, em contato com a história e de olho no futuro.