-
Arquitetos: F.studio arquitetura + design
- Área: 420 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: Carlos Motta, Dalato Marcenaria, Deca, Julia Krantz, Luxes Esquadrias, REKA, Revestimento Atlas, Sung Pyo Hong, Umauma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno de 5mil m2 inserido na região da Demétria de Botucatu (São Paulo SP- Brasil), a Casa Hibisco de 420m2 se mostra de maneira exuberante através da vegetação rasteira do Cerrado paulistano e da mata atlântica, trazendo em si a história dos recursos encontrados na região e a preocupação sobre seu impacto no ambiente que é inserida.
A premissa estrutural da casa está nos pilares de Aroeira, que são provenientes da antiga construção que havia no local: uma pequena residência cuja estrutura e fundação foram utilizados como ponto de partida para o novo lar da residência de Tatiana Antunes e do Instituto Saúva – um programa de Residência Artística fundado pela cliente.
Outra técnica utilizada para enaltecer os recursos locais foram as 3 paredes de Taipa de Pilão, também presentes na residência principal; onde a terra em sua composição provém da região com a intenção de protagonizar as cores do Cerrado paulistano. A base para as 3 paredes estruturais foi feita em concreto ciclópico a partir do reuso de tijolos da demolição da casa original.
O projeto é dividido em duas partes principais, uma delas sendo a Casa da proprietária e moradora como ambiente de lazer principal e um deck de madeira elevado; as outras duas edificações representam a segunda linguagem estrutural do projeto: feita em estrutura metálica em tons de vermelho-bordô, pode-se encontrar os quartos da residência artística e o ateliê completamente equipado para a experiência imersiva do processo artístico para o Instituto, que foram projetados nessa linguagem para que pudessem ser rapidamente edificados e de fácil manutenção, sem causar muito impacto para os biomas locais.