-
Arquitetos: Memola Estúdio, Vitor Penha
- Área: 190 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alexandre Disaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bacio, o pátio como a praça na escala de uma casa. Fazer um projeto para uma marca tão consagrada e com forte identidade arquitetônica foi um grande desafio. O branco tão presente na marca, trazia uma personalidade própria. Após uma analise da experiência do Gelato, chegamos à conclusão que a mais nostálgica vem da praça, uma vida que acontece mesclando todas as idades neste ponto de encontro de uma comunidade.
O pátio é a pequena praça na escala de uma casa, por isso nossa inspiração para este projeto. A paleta de cor e os materiais naturais propostos, foram eleitos após uma pesquisa de referências de varias praças. O verde, piso cerâmico em tom terroso, madeira natural, paisagismo abundante e luz natural foram determinantes para o conceito. O balcão de atendimento foi feito em azulejo branco, uma referencia ao padrão da marca, balcão que se transforma em um banco de praça na varanda frontal. Uma janela guilhotina no balcão permite uma integração total dos espaços.
Na parte dos fundos da loja, uma cobertura em vidro torna a luz natural protagonista neste conceito de pátio. Um caixilho metálico com vidro martelado com paisagismo atrás que dá a ideia de uma pequena estufa que se prolonga afora, criando a sensação de continuidade.
Um forma de dar unicidade à diversidade de texturas dos revestimentos e materiais construtivos escolhidos, foi adotar a forma geométrica do quadrado como partido para todos os acabamentos.
A rusticidade deixada pela memoria das demolições e as tubulações aparentes, foram pintadas em branco offwhite com a intenção de criar uma luz mais suave que entra pela loja como reflexo da luz natural. Uma marca sensorial cheia de significados que transbordam pela arquitetura, uma abordagem de materiais, cores e texturas que se unem aos sabores provocativos e delicados, criando uma experiência sinestésica única.