-
Arquitetos: Cossement-Cardoso
- Ano: 2023
-
Fotografias:Francisco Ascensão
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é composto por duas intervenções distintas: a reabilitação de uma ruína e a instalação de um volume de balneários.
A intervenção na construção existente foi elaborada com o objetivo de tornar o uso do espaço interior o mais versátil e qualitativo possível e de forma a garantir a salubridade do mesmo, através da adoção de estratégias de projeto simples e de fácil execução de forma a irem de encontro com o valor de obra disponibilizado.
É proposto aumento da fachada do volume baixo, alinhando-a pela cota do beirado do volume mais alto existente. Esta adição será feita com uma estrutura leve em madeira preenchida no alçado Norte por um pano de vidro e nas restantes fachadas por alvenaria de tijolo, garantindo simultaneamente uma unidade volumétrica e uma clara distinção entre o existente e os novos elementos propostos.
O projeto propõe também a construção de um volume em madeira, pousado sobre sapatas sobrelevando-o do solo. É proposta para este volume uma estrutura simples em madeira de fácil montagem e desmontagem de forma a garantir o menor impacto possível no terreno.
O volume de carácter marcadamente longitudinal, implanta-se de forma paralela à Ribeira do Morgado perto dos tanques existentes que se propõem reativar, permitindo uma interação com os mesmos e permitindo também o envio das águas pluviais da cobertura deste volume diretamente para a ribeira
Os materiais propostos para o volume dos balneários são semelhantes aos propostos para reabilitação da construção existente: estrutura em madeira com verniz de proteção e cobertura em placa ondulada preta. Pretende-se desta forma criar uma unidade de conjunto na intervenção proposta, criando uma linguagem clara e homogénea dos novos elementos a integrar no sítio.