-
Arquitetos: Snøhetta
- Ano: 2023
-
Fotografias:Michael Grimm
Descrição enviada pela equipe de projeto. Snøhetta concluiu um novo prédio e espaços públicos ao ar livre para o campus histórico Vesterheim em Decorah, Iowa, abrigando a maior coleção de artefatos culturais noruegueses-americanos do mundo. Um novo prédio de 750 metros quadrados, conhecido como The Commons, e uma coleção de espaços ao ar livre, estabelecem um novo ponto de entrada dinâmico e local de convivência para um campus cultural que contém museu, escola de arte popular e outras instalações voltadas para a comunidade. Além de marcar a região, o novo projeto Vesterheim Commons conecta o Heritage Park Vesterheim à Water Street, a principal via da cidade. Mais importante ainda, o novo projeto oferece um fórum contemporâneo para que o centro cultural e a comunidade possam olhar para o futuro.
Marcado por uma elegante cobertura de madeira, o hall de recepção pública do novo prédio e o espaço de eventos espelham os aconchegantes e protegidos ambientes ao ar livre do parque circundante. As galerias flexíveis no andar superior, incluindo instalações de ponta e um novo estúdio de produção digital, criam espaços onde os visitantes podem explorar uma rica coleção de artefatos e obras de arte. O saguão é iluminado por um óculo de madeira, enquanto um espaço de eventos flexível e novas áreas de circulação criam conexões internas com a Escola de Arte Popular Vesterheim, no adjacente Centro Educacional Westby-Torgerson.
Uma galeria no segundo andar se conecta a um terraço com vista para o parque, apoiando eventos durante todo o ano, dentro e fora do prédio. No terceiro andar, novos espaços de trabalho digitais e escritórios indicam os esforços tecnológicos do Vesterheim, incluindo uma nova sala de estudos focada nas impressionantes coleções do Vesterheim. No conjunto, o projeto permite que o Vesterheim atraia residentes locais e grupos visitantes de todo o país e do mundo, para que novas histórias possam ser contadas por meio de experiências multiculturais que transcendem tempo e lugar.
Um Parque Florestal em Evolução. O plano geral da Snøhetta para o Vesterheim, concluído em 2019, deu início a um campus unificado composto por estruturas históricas, salas de aula ao ar livre e edifícios comerciais revitalizados, situados em uma paisagem arborizada. Além de oferecer um novo espaço verde público, o Heritage Park Vesterheim cria um cenário marcante composto por estruturas construídas por imigrantes trazidas para Decorah de toda a região Centro-Oeste dos Estados Unidos.
O bosque urbano, inspirado na surpreendentemente semelhante região nordeste de Iowa e nas paisagens arborizadas da Noruega, se estende por todos os espaços ao ar livre, unindo dois cenários acidentados inesperados no local. Aqui, o paisagismo emoldura clareiras na floresta para fornecer limites claros e definir os terrenos do Vesterheim. Por sua vez, as salas de aula ao ar livre e os espaços interpretativos de The Commons são enquadrados por diversas espécies de plantas regionais projetadas para se adaptar e evoluir junto com a instituição e seus programas.
Moldado pela Arte Tradicional. Construído com tijolos de origem local, estrutura de madeira e paredes de concreto texturizado, The Commons conecta a coleção do museu e a Escola de Arte Popular às tradições artesanais norueguesas por meio de materiais honestos e humildes. Essa sensibilidade tátil e tradicional se estende às habilidosas práticas florestais necessárias para nutrir o parque no futuro.
Com sua estrutura de madeira fabricada em Albert Lea, Minnesota e paredes externas construídas com tijolos de Adel, Iowa, The Commons dá continuidade a uma longa tradição no uso de materiais locais para dar forma à vida e cultura de Decorah. Sua aparência externa distinta, mas respeitosa, cria várias oportunidades para os visitantes do Vesterheim experimentarem e apreciarem a arquitetura do centro de Decorah e as paisagens verdejantes da região.
Formas Arquitetônicas Inspiradas pela Cultura Norueguesa. O projeto se baseia em elementos da cultura norueguesa. A cobertura acolhedora proporciona um ponto de entrada protegido e altamente visível, inspirado em conhecidos projetos de barcos, incluindo o barco Colin Archer de Risør e a embarcação Restauration que chegou aos Estados Unidos pela primeira vez em 1825. As estruturas de madeira com bases de concreto remetem às fundações de pedra dos "stabbur" noruegueses, tradicionais armazéns. O concreto texturizado foi inspirado no trabalho de Erling Viksja, o arquiteto do prédio do governo nacional norueguês, conhecido como Y-block. No interior, o óculo lembra as tendas Saami, conhecidas como "Lavvu".