-
Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Área: 59000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lan Dongjie
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lançando a carreira de muitos renomados autores chineses ao longo das últimas cinco décadas, Chengdu é a principal incubadora de escrita de ficção científica do país. Mostrando a contribuição da cidade para a evolução e popularidade do gênero ao redor do mundo, o novo Museu de Ficção Científica de Chengdu foi inaugurado ao sediar a Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon) e o Prêmio Hugo, na primeira vez em que os eventos foram realizados na China.
Cercada por cordilheiras e florestas, a cidade de Chengdu cultivou tradições e cultura locais únicas enraizadas em sua rica história, que inclui as formas celestiais presentes nas esculturas e máscaras da civilização Sanxingdui da Idade do Bronze. Capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, Chengdu atingiu mais de 20 milhões de habitantes, tornando-se um importante centro de inovação científica e de pesquisa.
No coração do Lago Jingrong, o novo Museu de Ficção Científica de Chengdu está localizado no Distrito de Pidu, na Nova Cidade de Ciência e Inovação de Chengdu. Integrando-se com as paisagens naturais ao longo da margem do lago, o projeto do museu define nós de atividade conectados por rotas pedonais que se estendem da cidade através do parque circundante até o centro do edifício; criando uma jornada de descoberta que se entrelaça entre praças internas e externas em vários níveis para conectar as galerias de exposições do museu, instalações educacionais, cafés e outras comodidades.
Unindo clareza programática e funcionalidade, enquanto responde às condições únicas do local, o museu parece flutuar acima da superfície do lago. As formas fluidas de sua cobertura irradiam de um ponto central interno, imitando uma nuvem em expansão com uma estrela em seu centro - transformando o museu em uma "nuvem estelar" que dispersa campos de energia em suas muitas zonas diferentes; guiando os visitantes por um portal que conecta experiência vivida com a imaginação.
Incorporando máxima flexibilidade para sediar a mais ampla variedade de exposições, conferências e eventos, o Museu de Ficção Científica de Chengdu, com 59.000 m², inclui galerias de exposições, um salão multiuso, um centro de conferências e espaços de apoio. O átrio central iluminado pelo céu e sua grande janela voltada para a espetacular Montanha Xiling conectam os interiores do museu com o ambiente ao redor.
Atendendo aos mais altos padrões de 3 estrelas do Programa de Construção Verde da China, o projeto do museu foi desenvolvido por meio de uma análise detalhada de modelagem digital para maximizar a eficiência na composição, nas condições do local, na irradiação solar e na estrutura.
A ventilação híbrida natural do museu otimiza o clima subtropical ameno de Chengdu para proporcionar conforto aos visitantes e funcionários durante todo o ano, enquanto as placas fotovoltaicas na grande marquise do museu contribuem para atender às demandas energéticas do edifício.
Com um paisagismo composto por plantas nativas da região, o parque que cerca o museu coleta e armazena água da chuva para filtragem e reutilização natural, permitindo que o Lago Jingrong se torne parte integrante do sistema de drenagem sustentável de Chengdu, que mitigará enchentes e aumentará a biodiversidade em toda a cidade.
Fundada em 1939, a WorldCon é o maior evento de ficção científica do mundo. Batizados em homenagem ao pioneiro da ficção científica Hugo Gernsback, os Prêmios Hugo são apresentados na Worldcon pela Associação Mundial de Ficção Científica desde 1955 e são o maior reconhecimento para a literatura de ficção científica e fantasia, assim como para os trabalhos em outras mídias.
Em 2015, o livro "The Three-Body Problem" do autor chinês Liu Cixin ganhou o 73º Prêmio de Melhor Romance, e em 2016, a obra de Hao Jingfang "Folding Beijing" recebeu o Prêmio de Melhor Novela; tornando os Prêmios Hugo um nome conhecido em toda a China. Conectando o passado, o presente e o futuro, o Museu de Ficção Científica de Chengdu será um centro de inspiração e inovação para a cidade.