-
Arquitetos: Olgooco
- Área: 335 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Deed Studio, Mohammad Hassan Ettefagh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos problemas do desenvolvimento suburbano no Irã são as construções não autorizadas. Elas praticamente substituíram o planejamento urbano e ameaçam seriamente os jardins suburbanos. Por outro lado, a inflação e os problemas econômicos transformaram o espaço habitacional em uma mercadoria capital e tornaram lucrativa a construção em quantidade, em qualquer circunstância. Esse fenômeno faz, por exemplo, com que a tipologia da vila dê lugar a do apartamento. Portanto, um dos desafios do projeto foi proporcionar privacidade em um bairro resultante desse processo.
Nesta residência, os moradores podem experimentar outra forma de vida coletiva que lhes permite enfrentar mais da natureza tipológica que foi rejeitada na cidade. Portanto, três áreas separadas de 70 metros quadrados foram escavadas ao redor de um buraco no centro do terreno que atende às necessidades deste conjunto de acomodação.
A primeira "caverna" contém os dormitórios, a segunda é a sala de estar, e a terceira contempla piscina e área de serviço. Ao se deslocar entre os espaços, é possível sentir a natureza, tornando a experiência de cada área independente e única.
O espaço comum se beneficia de luz e vista máximas. Por outro lado, o edifício dos quartos, localizado no outro lado do quintal, tem uma iluminação mínima para destacar uma grande diferença entre a vida social e privada, com o máximo de privacidade.
Através de um amplo terraço, o pátio interno esvazia o solo da colina em direção à vista da vila oposta a oeste, para que possa ser visto através das árvores do jardim em todas as estações. Dessa forma, os espaços abertos e semi-abertos se beneficiam da luz e das vistas naturais sem serem expostos à nobreza, e o próprio projeto preserva a paisagem natural para os vizinhos.