-
Arquitetos: dEMM Arquitectura
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa de praia, localizada entre os pinhais e arrozais da Comporta, implantada em dunas de areia, num local de grande beleza natural e força da fauna e flora. O centro da inspiração foram as praias desertas e selvagens da região e na reprodução dessa envolvência, com dunas e vegetação.
O projecto é composto por 2 volumes puros com grande transparência, em torno dos quais se pode apreciar a complexidade da natureza que os rodeia. Um volume de madeira no piso térreo e pousado sobre ele um volume de betão no primeiro piso. No piso térreo foram criados pátios deixando a areia e a vegetação dunar habitar também a zona social, criando a sensação de exterior no interior, podendo estes encerrar-se por completo.
Para enfatizar a transparência e levando a pureza dessa intenção a um extremo, o volume de betão do primeiro piso está apoiado apenas em dois pontos nos limites do volume, não havendo qualquer apoio central, ficando toda a sala e cozinha sem interferência de elementos verticais estruturais, podendo-se abrir na totalidade tanto para o espaço exterior que comunica com a piscina, como com os pátios interiores, ficando quase imperceptível o limite que define interior e exterior.
A utilização extensiva de vegetação no exterior é uma abordagem biofílica trazendo a natureza para o interior em todas as áreas, quartos e sociais, conferindo um tão importante contacto com a natureza, com uma criteriosa escolha de diversas espécies locais que se fundem com a arquitectura. Os espaços exteriores de terraços, varandas e jardins, foram pensados para enfatizar a beleza natural, para permanência e como complemento do interior, havendo continuidade entre materiais e desenho do interior para o exterior, o que confere uma sensação de profundidade até ao pinhal que se estende no seguimento da vegetação dunar que foi criteriosamente pensada para abraçar a piscina.
A altura livre interior sobredimensionada dos espaços, e as janelas a toda a altura e com abertura total, conferem harmoniosas entradas de luz e perfeita relação visual entre o interior e o exterior trazendo toda a envolvência natural do local para a habitação.
Quanto aos materiais, escolheu-se o betão à vista por ser um material que nos permitiu criar o peso e a leveza visual onde e quando desejados em complemento com a madeira de textura única desenhada para este projecto que se aplicou no exterior e interior, aço corten e pedras naturais de grandes dimensões com cor de areia e fósseis incrustados que lembram a praia.