-
Arquitetos: Birdseye
- Área: 469 ft²)
- Ano: 2020
-
Fotografias:Michael Moran, Peter Murdock
-
Fabricantes: AutoDesk, Bocci, Montana Reclaimed Lumber Co., Schuco, Upstate Door Company, Vermont Quarries Corp., Vitrocsa, Wolf
Descrição enviada pela equipe de projeto. O contexto arquitetônico de Sagaponack tem uma camada densa de modernismo, refinamento contemporâneo, historicismo e áreas rurais. A Lathhouse possui um conceito inspirado regionalmente pela história agrícola local, combinada com uma programação contemporânea, uma convenção modernista, sistemas e materiais de construção sustentáveis, e uma reverência a forma vernacular. A Lathhouse reflete um contexto agrário intencional, assim como um celeiro em seu ambiente pastoral. A residência, uma estrutura de dois pavimentos com telhado de duas águas, é orientada leste-oeste, com vista para um gramado espaçoso ao sul. A topografia acentuada, aliada à casa minimalista da piscina, define o gramado inferior, a piscina e a quadra de tênis. A casa da piscina faz a mediação entre as atividades da piscina e a quadra de tênis. O perímetro é definido por uma cerca viva contínua de alfeneiro e ancorado por árvores decíduas maduras.
A arquitetura da Lathhouse é conceitualmente inspirada na casa de ripas de mesmo nome; uma estrutura agrícola tradicional de duas águas feita principalmente de ripas de madeira ou ripas espaçadas para reduzir a luz solar e, ao mesmo tempo, permitir a ventilação. Este detalhe de madeira também é encontrado principalmente em abrigos de milho, celeiros de secagem e de gado. Na Lathhouse, a residência principal é revestida em uma composição regular de ripas nas paredes norte e sul e no telhado. As ripas são contextuais e objetivas, reimaginadas como revestimento que funciona para proporcionar privacidade, limitar a emissão de luz externa e usar como sombreamento solar.
As ripas se estendem sobre as janelas e claraboias na fachada norte para proporcionar privacidade e, na fachada sul, funcionam como uma tela de proteção solar. O detalhe também se estende até a janela de cada quarto, criando varandas embutidas. As ripas superiores da parede sul terminam em um grande ponto de referência no segundo pavimento que define a experiência interna/externa. Portas janelas se abrem para um grande terraço de pedra na sala de estar, e a cozinha se abre para uma varanda coberta com pergolado de ripas de madeira. A casa da piscina imita a pérgola em balanço, as paredes de vidro articuladas e os detalhes da proteção contra chuva da casa.
O material exterior do revestimento de madeira envelhecida reflete uma pátina atemporal que remete aos celeiros e dependências das paisagens rurais. O revestimento é reaproveitado de cercas de tábuas de curral antigas. A madeira reaproveitada, o aquecimento e o resfriamento geotérmico com base elétrica, o isolamento de poliuretano de célula fechada, o sistema mecânico de ar fresco e as janelas isoladas de alta eficiência contribuem para a eficiência do projeto e a sustentabilidade da casa. A coleta de água é feita por meio de um sistema oculto de calhas que dispersa uniformemente a água para reduzir a erosão. Toda a iluminação é de LED.
O programa do projeto consiste em uma garagem, um lavabo, uma suíte de hóspedes, sala de estar, jantar, cozinha, suíte principal, (3) suítes, área de serviço e rouparia. O pavimento inferior abriga uma suíte de hóspedes, academia, adega de vinhos, sala de TV, espaço para beliches e área técnica. A casa da piscina abriga um vestiário, banheiro, área de estar e espaço aberto sob a pérgola. Os acabamentos internos e os móveis da casa são inspirados no jogo de luz e sombra das ripas da parede e do telhado de vidro. A fachada com desenho limpo, a escala e os detalhes das peças de mobiliário sob medida e dos armários personalizados refletem uma profundidade congruente com a experiência arquitetônica.