-
Arquitetos: Architecture Studio Symmetry
- Área: 2560 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Andrey Avdeenko
-
Fabricantes: Arsenal center, Betoomore, Kone, Prana
Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura Symmetry concluiu recentemente os trabalhos de restauração da torre da Cidadela de Lviv. A torre foi construída na década de 1850 como parte do complexo de defesa da Cidadela em uma das colinas de Lviv. Naquela época, Lviv fazia parte do Império Austro-Húngaro. O Arsenal Veneziano foi o modelo do estilo arquitetônico da construção militar austríaca, em particular nos objetos da linha Galícia-Cárpatos. A tradição do neoclassicismo formou a base da estilização romântico-medieval dos edifícios militares austríacos em meados do século XIX, como o arsenal militar em Viena, o Lar para deficientes em Lviv e a Cidadela de Lviv.
Inicialmente, a torre foi projetada com cobertura plana, mas para evitar alagamentos, logo foi instalada uma cobertura de quatro águas, o que, no entanto, não resolveu o problema de escoamento das águas pluviais da edificação. As desvantagens da cobertura eram o apoio dos seus pilares diretamente nas abóbadas, o que provocava o aparecimento de fissuras nessas estruturas; os beirais da cobertura eram insuficientes para impedir a incidência de água da chuva nas fachadas do edifício; o espaço entre o frechal e os merlões foi coberto com tijolos, o que impediu a exposição dos merlões e afetou negativamente o seu estado.
Durante muitas décadas, a torre foi inutilizada e negligenciada. Para tirar o edifício do estado de emergência, em primeiro lugar, corrigiu-se a estrutura da cobertura com a transferência dos elementos de suporte das abóbadas para as paredes portantes, com a retirada dos elementos estruturais da cobertura dos merlões e alteração dos beirais, com instalação de dreno interno. Ao mesmo tempo, o tamanho e a forma do telhado permaneceram inalterados.
No sótão está disposto um hall multifuncional, que é envolvido ao longo dos Merlões pela galeria circular com uma vista maravilhosa de Lviv. As janelas do telhado estão localizadas de acordo com os principais pontos de vista. Foi criado um espaço único e livre, conveniente para a realização de eventos e exposição de merlões e mashikulas tendo como pano de fundo o panorama da cidade. Se os quatro andares inferiores são fortemente enraizados na tradição antiga, o piso do sótão é baseado nas formas leves da tradição gótica está repleto de luz.
A estrutura urbanística do edifício é recuperada e complementada com as novas escadas e o elevador panorâmico acessível a todos. As abóbadas de emergência são reforçadas com a instalação da estrutura de compensação. As lacunas e janelas do terceiro e quarto andares são restauradas, as localizações e a forma das molduras de pedra perdidas dessas janelas são marcadas com chapas metálicas. O parapeito de terra ao redor da torre, a ponte existente e o muro de contenção de pedra próximo à ponte foram restaurados.