-
Arquitetos: OJAN Design Studio
- Área: 600 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:M.H.Hamzehlouei
-
Fabricantes: KWC, Kaviyar Brick, Motif Lighting, Nazari Co., Nooraneh Lighting, Rak ceramics
"Tetra" é um edifício comercial de três níveis com uma área de 600 m2. Ele está localizado na Rua Kianabad em Ahvaz, Irã, e abriga diferentes funções como café, restaurante e padaria. Anteriormente, o edifício era revestido com uma fachada de pedra sem nenhum valor arquitetônico, vizinho a prédios altos de tijolos. Dessa forma, o cliente propôs um projeto que combinasse não apenas com os edifícios ao redor, mas também fosse único no contexto. Com isso em mente, o primeiro objetivo era manter a harmonia do edifício com a cidade e criar uma nova tipologia para atrair qualquer transeunte.
Primeiramente, a fachada existente foi removida, mas a estrutura de concreto foi mantida intacta como uma malha para sustentar a nova fachada. Como o prédio estava localizado entre dois edifícios de tijolos, a tonalidade do material foi escolhida para seguir, de alguma forma, a dos vizinhos. Em seguida, paredes de tijolos foram introduzidas na estrutura e curvadas para servir como um contínuo do tecido da cidade, guiando as pessoas. Essa formação conecta o interior e o exterior para receber os clientes com suas formas curvas na entrada. Como resultado, existem várias paredes de tijolos curvas entre as células de concreto, sendo que cada uma tem um raio e ângulo únicos, dependendo de sua função. Uma parede é especialmente projetada para a entrada enquanto algumas envolvem os bancos no restaurante e outras funcionam como divisórias ortogonais.
Além disso, tijolos texturizados foram utilizados para estimular os clientes a tocá-los e se emocionarem com as sombras e o reflexo da luz. Esses tijolos foram parcialmente feitos à mão por trabalhadores da região e, consequentemente, cada tijolo tem uma textura e forma únicas. Na verdade, essa aproximação no padrão dos tijolos é considerada uma obra de arte que não pode ser feita por máquinas.
Por fim, o design de interiores foi desenvolvido usando também outros estímulos sensoriais, como várias plantas em floreiras, paredes verdes, vasos suspensos e especialmente uma palmeira alta no centro do vazio como símbolo de seu contexto tropical. Além disso, o uso de materiais mais táteis, como concreto, metal preto e madeira natural em móveis e decoração, dialoga com os tijolos e as plantas.
Este projeto inclui dois níveis fechados, um terraço semiaberto e um jardim no telhado aberto, que proporcionam diferentes experiências espaciais, apesar da coerência em suas formações. Ele é formado por um padrão de paredes curvas dançantes que estende a melodia da cidade para o seu interior.