-
Arquitetos: Calmm architecture, archi5
- Área: 4872 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Sainte-Geneviève-des-Bois está localizada no distrito de Essonne, a 34 km de Paris. O projeto de construção da biblioteca multimídia Olivier Léonhardt surgiu do desejo do governo local de garantir acesso à cultura para os seus habitantes. Com isso, decidiu lançar um concurso de ideias para substituir um mercado desativado no coração do "U de Saint Hubert", uma área residencial conhecida pelas dificuldades sociais, culturais e econômicas que seus moradores enfrentam.
A paisagem e os edifícios do bairro conferem ao local uma imagem muito marcante. O projeto tem como objetivo remodelar a paisagem bairro e se tornar um local de produção cultural identificável que atua como um catalisador urbano. A localização do prédio permite a criação de uma praça de entrada em continuidade com o hall, que se torna um espaço público coberto e garante seu status como um incentivador de relações cívicas.
Por outro lado, o volume está localizado entre as árvores que dominam o entorno, convidando os visitantes a contemplar o patrimônio vegetal. O envoltório microperfurado age como um filtro, esfumaçando os limites e capturando a atmosfera externa ao mesmo tempo em que protege os espaços internos.
A biblioteca multimídia toma forma com base em uma malha de orientação dupla desenhada em continuidade com tecido da paisagem urbana. A malha ortogonal traz modularidade, adaptabilidade e resiliência aos espaços da biblioteca. Por outro lado, a deformação diagonal do telhado rompe com a rigidez axial da planta baixa e marca as entradas localizadas em continuidade com os fluxos pedonais da estação e das escolas.
A plasticidade da estrutura metálica delineia uma silhueta suave e leve. Os espaços internos são organizados ao redor desses pátios e um grande pé-direito duplo garante continuidade visual entre os diferentes espaços. A altura dupla na forma de um átrio inclui uma elegante escadaria que garante fluidez entre o hall e os espaços de trabalho, onde uma atmosfera contemplativa é oferecida graças à fachada de pele dupla.
O interior é resolvido preservando o uso da textura natural de cada material. A parede estrutural central é mantida em concreto aparente. Sua orientação sul permite aproveitar ao máximo suas qualidades térmicas. Paredes e tetos são revestidos com painéis de compensado que garantem qualidade acústica e proporcionam calor aos espaços internos. Sistemas versáteis, como divisórias móveis ou arquibancadas retráteis do auditório, garantem uma atmosfera acolhedora e calorosa.