-
Arquitetos: DB Estudio de Arquitectura
- Área: 610 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:Paul Renaud
-
Fabricantes: Hansgrohe, Cortizo, Docol, Gree, Knauf, MARAZZI, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetado em um condomínio residencial com abundante vegetação endêmica, a principal premissa do projeto foi buscar uma simbiose entre arquitetura e paisagem. Visto de fora, predominam os volumes sólidos de concreto, dando a sensação de flutuar sobre a vegetação. A morfologia e disposição dos volumes resulta do respeito pelas maiores árvores existentes no terreno.
Elementos arquitetônicos como pérgolas metálicas são utilizados para integrar essas árvores e torná-las uma parte substancial do projeto. A fachada principal é fechada para proporcionar privacidade aos seus habitantes, enquanto a fachada posterior abre-se para a paisagem que a rodeia para aproveitar da melhor forma as vistas.
Logo ao entrar na casa somos recebidos por um espaço de pé direito duplo, uma espécie de caixa de vidro com limites exteriores/interiores difusos, que se torna o principal elemento de conexão do projeto, tanto na horizontal, dividindo a zona social e zona de serviço, como na vertical, dividindo a área social e área privada, uma vez que aí se encontra a escada. Esta área de entrada contribui para o usuário se sentir imerso na vegetação.
O programa distribui-se por dois pisos. No térreo, o espaço social é composto por sala de jantar, cozinha e churrasqueira com vista para a piscina. Podemos destacar nesses ambientes a fluidez e integração entre eles. Há também a área de serviço anexa a uma ampla garagem. No piso superior ficam 4 suítes e uma sala íntima de TV, a conexão gerada entre esses ambientes passa a ser um passeio pelas copas das árvores devido ao contato visual com o exterior.
Os materiais predominantes no exterior são o concreto aparente com textura ripada, chapas, vigas, brises metálicos e vidro, enquanto o interior apresenta um ambiente aconchegante graças aos revestimentos de madeira ripada.