-
Arquitetos: Isis Virmond Arquitetura, Solo Arquitetos
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Eduardo Macarios
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova sede da Ôda Design, localizada no bairro do Juvevê em Curitiba/PR , marca mais um capítulo da parceria já antiga do escritório com a loja. Neste novo endereço, uma típica casa de bairro, a marca ganha espaço, identidade própria e expande suas oportunidades de receber clientes e parceiros.
A reforma foi um processo simples de intervenções pontuais. Por se tratar de uma edificação com paredes estruturais, não propusemos alterações na organização do espaço, visto que o salão principal era unificado por uma reforma anterior, explicitada na grande viga metálica existente no meio do ambiente. Sendo assim, as alterações foram a revitalização do piso de cimento queimado do salão, reformulação de layout e revestimentos de piso no anexo ao fundo da casa localizado em um nível inferior, para abrigar administração, depósito de peças, expedição e a copa para a equipe da loja.
Enquanto isso, no salão principal concentramos a exposição de produtos, contando também com um hall de entrada vindo do estacionamento para a exposição de itens menores. A materialidade fundamental do showroom, assim como de todo o projeto, se baseia no branco. Buscamos trazer mais luz para o ambiente interno e criar uma base neutra para a curadoria de peças de design brasileiro. Os nichos em gesso nas laterais do salão principal se tornaram uma assinatura da marca em outros espaços, e foram executados aqui também. Essas molduras permitem a criação de diferentes composições de peças e cores, sem maior interferência das peças ao redor. Já no mobiliário, reaproveitamos as bases desenhadas para a antiga loja, e adesivamos sua superfície com vinil branco, buscando uma melhor integração desses elementos com o novo ambiente. O resultado é um espaço coadjuvante e neutro, que valoriza o design, o material e as cores de cada peça.
No lado externo, construímos uma nova identidade para a edificação através do desenho de vitrine e fachada. A idéia não era descaracterizar a arquitetura original do imóvel, apenas marcar a presença de um novo comércio na região com um toque de contemporaneidade, alinhado a curadoria da marca. Sendo assim, desenhamos um novo elemento volumétrico que serve como marquise, brise ou somente um plano metálico ripado branco, que cria uma nova camada a edificação - também pintada de branca - que abriga o letreiro da loja e organiza suas aberturas. Optamos ainda pela criação de um plano de fundo escuro em tons grafites nos muros laterais, criando mais profundidade e destacando a edificação.