-
Arquitetos: SpActrum
- Área: 1658 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:SHADØOPLAY, Shengliang Su
-
Fabricantes: BeiLiDa, Jufeng
Descrição enviada pela equipe de projeto. Stellar Isle (Xing Yu), situado na área de regeneração urbana e reurbanização de Chaichanglong (Fairy Li) em Shaoxing, China, é o maior e mais distintivo edifício cultural recém-construído da região. Chaichanglong é a primeira área de renovação urbana orgânica na cidade antiga de Shaoxing, localizada em frente à antiga residência da lenda revolucionária Qiu Jin, com o Hotel Xianheng ao leste e a Pagoda Hill ao norte. Após cinco anos de renovação e regeneração, tornou-se um distrito cultural, comercial e turístico abrangente.
Durante a primeira visita ao local, a equipe do SpActrum observou que Chaichanglong era um complexo onde edifícios residenciais e fabris de diferentes épocas coexistiam de maneira desordenada, mas genuína. O SpActrum acredita que a história é um processo contínuo, não apenas em termos temporais, mas também em termos espaciais. Portanto, eles não se basearam unicamente em marcos históricos para definir a preservação ou demolição. Em vez disso, consideraram tanto os edifícios comuns quanto os "edifícios históricos" como componentes integrais do local. A presença material foi tratada como o único contexto confiável, permitindo que o sentido de tempo se manifestasse como uma paisagem contínua e em andamento, assim como a sedimentação das camadas geológicas.
Stellar Isle está situado no eixo sul de Chaichanglong, onde havia originalmente um prédio de quatro andares feito em tijolos e concreto que dominava todo o terreno. No entanto, avaliações estruturais revelaram que este prédio não poderia ser preservado e representava riscos significativos à segurança. Portanto, a equipe de projeto decidiu desmontá-lo e construir um novo edifício com altura igual. Em vez de criar um volume típico, eles buscaram estabelecer um espaço tridimensional que pudesse alterar a estrutura de todo o projeto de regeneração. O objetivo era criar uma paisagem aérea que conectasse diferentes épocas do local e da cidade, alcançando uma sincronicidade entre o passado e o presente.
Stellar Isle é projetado como um espaço acessível e interconectado, com fortes elementos, permitindo que cada ambiente seja ligado por várias vias. Este desenho transforma Stellar Isle em um verdadeiro jardim aéreo. O conceito mais representativo é traduzido nos "Terrenos em Camadas", onde diferentes níveis se sobrepõem e criam uma complexa interação de espaços. Esta é uma arquitetura sobre o local, onde as definições de edifício e região permeiam um ao outro em vez de negá-los. O edifício não existe por si só; ele se torna um local específico, um lugar de atividade. Aqui, o edifício se dissolve e o local se eleva.
Uma vez concluído, Stellar Isle ergue-se no lado sul do eixo central como um marco local significativo. O lado norte do edifício é marcado por um bloco retangular simples, com portas de correr dobráveis em cada andar, transformando o edifício em um espaço aberto contínuo quando suas portas se abrem. O lado sul é composto por superfícies em terraços transitáveis sobrepostas ao redor de um espaço vazio central, enquanto o lado leste inclui uma série de passarelas inclinadas em camadas, projetadas como degraus suaves. Esses degraus se desdobram criando várias plataformas de observação em alturas de 6 metros e 9,5 metros. Embora o Stellar Isle em si tenha apenas cerca de 1.000 metros quadrados de espaço interno, os terraços, passarelas e outros ambientes voltados para fora o tornam o ponto de vista perfeito para apreciar toda a cidade. Os pátios das dinastias Ming e Qing circundantes, as moradias da era republicana, os apartamentos dos anos 70-80 e os antigos prédios fabris se desdobram como um pergaminho horizontal, conectados por essas passarelas escalonadas, formando uma imagem panorâmica e multidimensional.