-
Arquitetos: Vector Architects
- Área: 455 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Shengliang Su, Arch-Exist, Hao Chen, Zaiye Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Capela da Música é o quarto projeto concluído pelo Vector Architects na comunidade de Aranya Qinhuangdao. Ela se destaca de seus antecessores, incluindo a Biblioteca à Beira-Mar, Capela à Beira-Mar e Restaurante à Beira-Mar, todos desfrutando de localizações de frente para o mar. A capela está ancorada no coração da praça da comunidade, conhecida como Youyi Bay. Posicionada ligeiramente ao norte do centro da praça, ela faz fronteira com o refeitório e mercado ao norte, os apartamentos residenciais ao oeste, juntamente com hotéis e lojas ao sul.
Enxergamos esta capela como um instrumento musical requintado pousando na praça. Ao orquestrar som, luz e ar, nosso objetivo é criar um novo tipo de espaço de sala de concertos. A origem do projeto vem do corte. Nós organizamos verticalmente a Rotunda de Meditação no nível inferior, enquanto o Salão de Música com Claraboia no topo dele no nível superior. O Salão de Música possui um palco afundado no centro. Visto do Círculo de Meditação, parece um disco suspenso. Ao redor do palco, assentos para quarenta e oito espectadores são dispostos em dois níveis. Conforme a apresentação se desenrola, o som preenche a sala e se transmite através de nove tubos de transmissão de som de latão embutidos entre os assentos até a rotunda. O Salão de Música é coroado com um grande teto pneumático circular retrátil, introduzindo a claraboia. Em condições climáticas favoráveis, o teto se eleva, transformando o Salão de Música em um teatro ao ar livre.
A Roda de Meditação no piso inferior tem nove metros de altura. Ao deixar uma lacuna de cinquenta centímetros com painéis de vidro operáveis nos cantos das paredes, a luz natural se difunde suavemente pelos cantos inferiores, bem como pelas lacunas superiores ao redor do palco suspenso. Assentos de concreto polido são dispostos ao longo da parede, lembrando uma espreguiçadeira que permite às pessoas se reclinar naturalmente e se imergir na música, luz natural e na brisa que penetra o espaço. Neste volume, incorporamos uma grande janela de vista na fachada leste, proporcionando ao público a oportunidade de contemplar o horizonte do mar além ao sair após o concerto.
A capela está localizada no centro da comunidade, com três fachadas de construção distintas respondendo respectivamente aos fluxos de pessoas que entram na praça e no mar. As três curvas côncavas das paredes externas da capela são delineadas para uma convivência harmoniosa com os três grupos de prédios adjacentes na praça, criando juntos diversos espaços públicos com atmosferas e escalas diversas. Ao elevar o prédio do chão, o caráter aberto da praça é mantido, ao mesmo tempo em que oferece um abrigo para as pessoas descansarem. O saguão de entrada, localizado no primeiro andar elevado, é acessível por meio de uma rampa longa ligeiramente deslocada e paralela à parede leste curva do prédio. A rampa fica de frente para o refeitório e mercado no lado norte, convidando as pessoas enquanto guia o caminho para a capela para embarcar em uma exploração da música e do espaço.