-
Arquitetos: Epiphany Architects
- Área: 64 m²
- Ano: 2023
Uma "pétala" pousando em um oásis. Epiphany Architects transforma a instalação em uma pétala, descendo graciosamente em meio à exuberante vegetação da cidade. O elemento acrescenta um toque romântico à atmosfera comercial silvestre. As bordas da pétala são macias e lisas e sua forma é graciosa e ágil. Por meio da interação com o ambiente, ela ajusta sua forma flexível para se apresentar da maneira mais adequada. Localizada na entrada da área comercial do Bloco B do Chengdu Luxelakes-Lufang, a pétala recebe todos os moradores e visitantes de braços abertos.
Interação com o ambiente e as pessoas. No centro, uma bela fonte aprimora a instalação com dinamismo e romance, impregnando-a com fluidez. O efeito reflexivo da superfície da água reflete a base da instalação, complementando a postura da pétala. O desenho interno mantém uma altura uniforme, criando um espaço social confortável. As interfaces onduladas externas proporcionam um ambiente mais livre, animado e dinâmico, oferecendo áreas sociais voltadas para o exterior que proporcionam mais oportunidades de interação. Diferentes alturas de ondulação permitem diversas atividades, de forma que as pessoas se sentem, deitem, se inclinem e descansem sobre a pétala. Crianças trazem maneiras mais interessantes de interagir com ela.
Processo projetual. 01- Composição da instalação. 02 - "Desaparecimento" das estruturas. A pétala é sustentada por seis bases espelhadas inteligentemente projetadas para se alinharem aos seis pontos em que a pétala "pousa". Esse desenho integra as bases visualmente com a pétala, remetendo a imagem geral de leveza e flutuabilidade da pétala. Além das bases, a instalação utiliza treliças de aço curvas para sustentar toda a forma. Essas treliças são conectadas à caixa de luz usando um método de encaixe, garantindo a estabilidade geral da estrutura e ocultando efetivamente as treliças entre as caixas de luz de madeira e aço inoxidável.
Projeto paramétrico e fabricação CNC. A pétala é meticulosamente composta por 300 elementos de madeira de comprimentos variados e caixas de luz de aço inoxidável. Cada caixa de luz de aço inoxidável tem um ângulo diferente de conexão com as treliças, resultando em 600 formatos diferentes de conectores. O processo de produção, a sequência do projeto, saída de informação, organização de dados, fabricação em CNC e montagem geral configuram a integração perfeita entre tecnologia e arte.