-
Arquitetos: CRA-DE.STUDIO
- Área: 220 m²
-
Fotografias:Sabin Prodan
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa TRSA está localizada em Mogosoaia, uma pequena cidade localizada a 20km de Bucareste, Romênia, em uma área residencial com casas individuais de altura média e baixa. O terreno retangular, lados curtos orientados de norte a sul, se situa entre a floresta e o lago Mogosaia, próximo ao complexo esportivo com o mesmo nome. Um pomar de árvores frutíferas e vegetais, espécies de árvores silvestres e uma pequena cabana de madeira, anteriormente utilizada como galpão e moradia temporária durante a colheita, foram incorporados ao projeto, adicionando caráter e autenticidade.
Do ponto de vista formal, a casa é composta por um volume simples, modular, de forma retangular, desenvolvendo-se em dois níveis e orientada ao longo do terreno. Duas peças leves de estrutura metálica, um pórtico de acesso com garagem integrada e uma galeria orientada para o pomar e o jardim são utilizadas como "conectores" de espaços de transição entre o interior da casa e o lado de fora.
Em termos de distribuição interna, o projeto tem como objetivo criar espaços versáteis e permeáveis que possam ser reconfigurados facilmente para se adaptarem à dinâmica familiar. Como resultado, toda a casa é estruturada em uma sequência de duas linhas de cinco espaços quadrados, de tamanho similar, conectando-se entre si para formar uma sequência de espaços que podem mudar sua função e se adaptar às exigências da vida cotidiana.
No térreo estão os espaços que promovem a interação social e a conexão entre os membros da família, voltados para o pátio com as árvores frutíferas, enquanto no pavimento superior ficam os espaços privados.
Para criar intimidade e privacidade, o quarto principal e os quartos das meninas são separados pelo vão da escada e pela área de lazer suspensa. Cada quarto é equipado com móveis embutidos, colocados apenas em um lado para eliminar as barreiras físicas e permitir o livre movimento paralelo às demais três paredes.
Nas longas fachadas do volume, orientadas de leste a oeste, as paredes são mais espessas e concentram todo o armazenamento da casa. Sua espessura é pontualmente interrompida por molduras de janelas de madeira, criando intrusões habitáveis e multifuncionais no espaço interno da casa. A distribuição em planta inclui, além de nichos funcionais, espaços polivalentes que podem servir como escritório, área de lazer ou quarto de hóspedes.
Do ponto de vista energético, o projeto utiliza sistemas de casa inteligente e características de design sustentável que otimizam a eficiência energética e melhoram a experiência de vida em geral. O projeto estabelece, a pedido dos futuros moradores, uma solução que busca a autossuficiência e o mínimo consumo necessário.
Os painéis instalados no terraço da construção e ocultos pelo telhado coletam a energia solar e a armazenam em um sistema de baterias localizado na garagem. O aquecimento por piso radiante é controlado digitalmente e a ventilação cruzada natural permite aquecer e resfriar a casa de acordo com a estação.
A estratégia de autossuficiência energética da residência se complementa pela incorporação de isolamentos térmicos adaptados às diferentes soluções construtivas presentes na casa. A água da chuva, coletada em um reservatório subterrâneo, é utilizada para regar o pomar e as árvores frutíferas. Todas essas medidas, juntamente com as duas estruturas metálicas leves dos terraços, transformadas ao longo do tempo pelo crescimento da vegetação, criarão um microclima durante todo o ano.