-
Arquitetos: a+samueldelmas architectes
- Área: 1075 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Thibaut Voisin
-
Fabricantes: Lighting, Marmoleneum, Prismo gold, Solid Wood Grill Ceiling
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto feito 100% em madeira reutilizada, localizado aos pés de um edifício dos anos 60, está totalmente alinhado com a redefinição do distrito de Louvois em Vélizy, França. Após a demolição da laje comercial que conectava os blocos, um novo pavimento foi criado em um complexo renovado. O terreno natural, com sua paisagem levemente ondulada, recupera seus direitos. Aqui, a revitalização do bairro gira em torno de um elemento paisagístico e de um novo eixo onde as vitrines são revestidas de madeira. Anteriormente composto por porões na borda de um estacionamento subterrâneo, o projeto dará nova vida a esse subsolo com uma dupla instalação pública: uma creche e uma brinquedoteca.
O trabalho na 5ª fachada nos permitiu criar um novo "solo" vivo em frente aos apartamentos, com espaços de até um metro e árvores. Também propusemos e fomos premiados com a tarefa de revestir a base da fachada do prédio existente, de acordo com a materialidade da construção, a fim de remover qualquer impressão de adição e recriar uma unidade visual.
Para completar a abordagem contextual, utilizamos materiais recuperados durante a demolição. Por exemplo, conseguimos extrair placas de xisto e troncos de árvores e reintegrá-los ao novo volume. Assim que você entra, o espaço se abre para o interior... um pé-direito duplo que permite ler a seção acima ou um pátio. O piso de calcário Comblanchien, utilizado em áreas públicas, entra no hall. Seu tom rosado também é usado para articular uma base mineral nas faces mais expostas.
A fachada é protegida por ripas de álamo espaçadas a cada 45 centímetros e marcadas por folhas de zinco acobreado. O volume pode ser interpretado como opaco desde o exterior e visto como aberto internamente. As seções infantis são suaves e fluem entre pátios íntimos e jardins lúdicos. Todos revestimentos são de madeira - que também é estrutural - as persianas de proteção solar protegem e desaparecem no nível do solo, mantendo a vista desobstruída apenas para as crianças.
As vigas, acompanhadas de faixas de luz linear e claraboias, direcionam o olhar para o exterior, os pisos são contínuos e o espaço é fluido. Às vezes suspensa, às vezes apoiada, a madeira brinca em todas as suas formas. Móveis de madeira acompanham a atmosfera interior, enquanto luminárias circulares ou em forma de anel destacam os espaços singulares.