-
Arquitetos: Beatriz Arroyo, Lys Villalba
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Huguet, In-Out, Nouvelle Cuisine, Persiana Barcelona
Urban Cabinets é uma série de projetos de reabilitação habitacional que explora estratégias de projeto em torno da ideia de arquitetura-móvel. Em cada um deles, um grupo de móveis-que-se-transformam-em-espaços configura domesticidades a meio caminho entre estas duas escalas. O mobiliário cresce, torna-se XXL, pensa-se arquitetonicamente. Valoriza-se a matéria feita à mão e sob medida, artesanalmente, em pequenas empresas, e cuja execução final in situ entrará em diálogo com os diferentes ofícios envolvidos.
O primeiro projeto da série aborda a reforma de uma habitação dos anos 50 no bairro de Salamanca, em Madri. A habitação original, que compartimentava o espaço público da casa em diferentes ambientes - hall de entrada, sala, escritório, cozinha, corredor - impedia a ventilação cruzada, o aproveitamento da luz do sul no inverno e o acesso ao terraço. A reforma propõe unificar esse ambiente doméstico - deixando sua estrutura visível; recuperando o terraço original - e articulando-o através de uma série de arquiteturas-móvel que equipam o espaço habitado por esta família.
Comer, conversar, estudar, brincar, pintar, cozinhar, ler, trabalhar... Na Urban Cabinet Series (1) tudo acontece ao redor de uma mesa. E é o design dessa mesa - posicionada transversalmente no espaço, em um lugar indefinido entre programas - reconfigura as domesticidades da casa. Produzida à mão em granilite colorido com pequenas peças, o tampo de 3,5m de comprimento e 1,05m de largura repousa sobre uma estrutura de três pares cilíndricos metálicos ancorados no chão, liberando assim todo o espaço ao redor.
De um lado dela, a cozinha, cuja frente mais curta se transforma na segunda peça desta família de pequenas arquiteturas-móvel: um armário reversível, bancada de um lado e cabideiro do outro, perfurado por um óculo pelo qual se pode olhar ao chegar em casa.
Para o outro lado, a sala-escritório, onde uma segunda mesa organiza um espaço de estudo coletivo. Dois apoios laterais produzidos em chapa de aço dobrada e uma tábua de madeira de comprimento máximo padronizado (366 cm) são unidos, sem parafusos, configurando um suporte de trabalho livre para toda a família.