-
Arquitetos: AR Arquitetos, Helena Meirelles
- Área: 60 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Cairoli
-
Fabricantes: Terracor, Clatt, Dantones, Fernanda Falavigna, Flávio Gelman, Juliana Brandão, NS Brazil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Haight é uma marca que, a partir do feminino, propõe novos caminhos na relação entre praia e cultura contemporânea. "Nossa casa é o mar. Com o som das ondas e sal na pele, paramos para sentir. Mergulhamos na água salgada, território feminino, cíclico, de tempos e marés. Ouvimos o silêncio, buscamos aprender."
Inspirado pela atmosfera da praia, este projeto desenha uma cúpula pintada de ouro - sol dourado -no seio da metrópole de concreto, bronzeia a pele e faz sentir o mar.
O espaço vazio é ocupado por uma grande elipse de seis metros de altura que organiza o espaço entre o centro, onde o grande sol ilumina as roupas, e o seu verso, onde se localizam vitrines e provadores. No centro a textura lisa e branca serve de anteparo a luz dourada, já no verso a textura rugosa rebate a luz e cria sombras.
Carpete, piso, parede e banco, os provadores são completamente revestidos por apenas uma materialidade, cuja unidade combina os planos e desfaz as arestas. Do outro lado o grande espelho reflete a face curva e se move até se desfazer na aresta do fundo. No caixa, um monólito, que novamente apresenta o paradoxo entre o natural e o sintético, o liso e o áspero, um bloco preciso e ortogonal de inox e envolto pela grande pedra bruta, e assim se faz escultura.
Esta loja propõe a liberdade do movimento, faz ver o sol e sentir na pele a possibilidade de uma outra realidade.