-
Arquitetos: Nguyen Khac Phuoc Architects
- Área: 160 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Asia Lighting, Hoaphat, Samsung, Toto
‘’Ká’’ está localizado nos arredores da cidade de Vinh, Vietnã, próximo ao grande parque industrial Vsip. A região pacífica tornou-se mais movimentada devido ao surgimento de uma série de fábricas modernas, levando ao aumento da demanda por serviços.
"Ká" traz uma nova perspectiva e experiência para esse tipo de cafetaria local: a estética do espaço arquitetônico combinada com a qualidade das bebidas apresenta uma vantagem competitiva. Terreno de 8x20m, prazo de locação de 5 anos e baixo custo de investimento (aproximadamente 100 mil reais) são as condições e contexto para os arquitetos proporem um modelo de cafetaria que maximiza o tempo de construção, reduz mão de obra e diminui a construção em concreto. Os principais materiais são considerados e selecionados com base nos critérios de reutilização quando chegar o final do prazo de locação do terreno, e podem ser usados para a construção em outro local, se necessário.
Adaptando a forma de uma tenda com cobertura em duas inclinações, os arquitetos criaram uma estrutura espacial única. Pilares de ferro redondos e esbeltos pintados de branco sustentam o telhado, fazendo com que seja criada uma camada que se dissolve no espaço. O telhado curvo se estende desde baixo para cima como uma atração visual, aumentando o atrativo e a estimulação para os clientes.
A madeira compensada reciclada é utilizada no forro e a lenha comumente usada para cozinhar é aplicada na decoração do espaço, tornando-o acolhedor, rústico e amigável. Um espaço de café ao ar livre é espalhado em 2 áreas: jardim frontal e quintal posterior, trazendo a atmosfera de um piquenique na natureza. Além da estrutura principal do telhado, o espaço pode ser expandido com sistemas adicionais em lona que atendem às necessidades de uso flexível.
Todas as plantas escolhidas estão disponíveis na região, como capim-elefante, orelha-de-elefante, bananeiras e bambu... o suficiente para trazer características regionais e diminuir os custos. Incorporar os trabalhadores locais na obra também foi uma vantagem na redução dos custos de construção.
‘’Ká’’ é um modelo espacial com qualidades únicas, ambientalmente amigável, de baixo custo e com materiais recicláveis, alinhado com o que os arquitetos esperam para o futuro.