ARTIVISTA MUNDANO INAUGURA EXPOSIÇÃO IMERSIVA “RESÍDUOS MUNDANOS”
O uso de pigmentos de crimes ambientais, papéis feitos de bitucas de cigarro e o reaproveitamento de materiais descartados, trazem reflexões sobre a emergência climática atual
Em novembro, o artivista Mundano, fundador de projetos como Pimp My Carroça e o app Cataki, reconhecido pelo seu ativismo pelas causas ambientais e direitos humanos, abre sua exposição imersiva com obras feitas a partir de resíduos do consumo humano.
Após pintar grandes murais usando tinta produzida com pigmentos de crimes ambientais, como a lama de Brumadinho e as cinzas das florestas queimadas, a mostra Resíduos Mundanos agrega à sua pesquisa o uso de outros materiais, a reutilização e a experimentação de diferentes maneiras de dar uso aos resíduos, releituras de obras coletadas por catadores e a reflexão sobre o destino de descartáveis que são utilizados uma única vez, tornando-se um problema/desafio global que só aumenta com a produção desenfreada de plástico e acaba sendo a matéria prima mais abundante, em um mundo onde as ondas de calor, as secas severas, as enchentes são sinais nítidos de que a emergência climática é real e o maior desafio da humanidade. O Brasil é responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico – 16 kg por cada brasileiro! –, segundo estudo do Blue Keepers.
"O artista utiliza resíduos que não podem ser reciclados ou que a reciclagem acaba gerando maiores prejuízos ambientais, como contaminação de água potável, emissão de gases poluentes e gasto de energia", afirma Maria Luiza Meneses, curadora da exposição.
A exposição ocupa, a partir de 15 de novembro, a Galeria Parede Viva, no We Sampa, mega espaço localizado na Barra Funda, que abriga o atelier do artista e é base para suas atividades.
SERVIÇO
Exposição: Resíduos Mundanos, de Mundano
Abertura: 14 de novembro, terça-feira, das 17h à 00h
Temporada: a partir de 15 de novembro
De terça a sexta-feira, das 13h às 19h; Sábados, das 12h às 16h
Agendamento de grupos pelo email paredeviva@gmail.com
Galeria Parede Viva
R. Gustav Willi Borghoff, 378 - Barra Funda
2º andar (acesso por escadas)
*a Galedria permanecerá fechada entre 22 de dezembro de 2023 a 8 de janeiro de 2024
ACESSIBILIDADE
A exposição conta com áudio descrição e legendas das obras em Braile.
O acesso à galeria é apenas por escadas. No térreo o banheiro é acessível e uma extensão de Resíduos Mundanos.
APOIOS
Resíduos Mundanos conta com o apoio dos catadores da Cooperativa Viva Bem, do Projeto Siri (na impressão/processamento de isopor e placas de plástico pad e pp), Sea Shepherd (Campanha Ondas Limpas, para erradicação do lixo marinho e pela proteção e conservação dos nossos oceanos, do Oiapoque ao Chuí), Poiato Recicla (no tratamento das bitucas para a produção de papel e pigmento), We Sampa e do projeto Bem-te-vi Diversidade, junto do Instituto Água e Saneamento - IAS.
LINKS
Resíduos Mundanos - Imagens
Instagram: @mundano_sp |@paredeviva | @pimpmycarroça | @catakiapp | @megafoneativismo
Biografia e Portfólio
Processo de fabricação de tintas
Releitura da histórica foto de Leo Malafaia e da pintura A ponte Japonesa, de Claude Monet
Retrato do brigadista voluntário @viniciuscurvade na Releitura do Lavrador de Café, do mestre Candido Portinari
Título
Resíduos UrbanosTipo
ExposiçãoOrganizadores
De
14 de Novembro de 2023 02:14 PMAté
31 de Janeiro de 2024 02:14 PMOnde
R. Gustav Willi Borghoff, 378 - Barra FundaEndereço