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Arquitetos: ValletdeMartinis Architectes
- Área: 4714 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Charly Broyez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fim de revelar as qualidades do terreno, desde os primeiros esboços, o foco principal foi sempre a compacidade do projeto. O edifício é implantado sobre um subsolo que serve de suporte ao projeto. A inclinação do terreno permite a inserção de um nível extra, na altura do jardim, enquanto um átrio proporciona o acesso principal ao edifício ao nível do solo.
O térreo é utilizado para uma parte do programa coletivo (salas de aula, auditórios), bem como para toda a administração da escola. Na fachada, a repetição de brises metálicos reforça o sentido de compacidade do projeto, como um monólito, uma massa esculpida pelos terraços. Os brises da fachada ocultam os gabinetes administrativos e as salas de aula, valorizando os espaços comuns: terraço, átrio, hall de entrada dos estudantes e recepção.
Em vez de fragmentar o edifício numa tentativa de reduzir o seu impacto, a sua presença e visibilidade são reforçadas a partir das estradas Pierre de Coubertin e François Mitterrand, adjacentes ao terreno. Tendo em conta a diversidade das superfícies do programa, foi oportuno experimentar uma disposição escalonada que oferecesse aos utilizadores uma pluralidade de espaços comuns, nomeadamente os terraços internos.
A entrada principal dos anfiteatros situa-se ao nível do jardim e, para acessá-la, os alunos utilizam a escada em patamares, que serve também de zona de estar. Os diferentes níveis são servidos pela escada principal. Concebida como uma estrutura leve, esta escada dá acesso às salas de aula e aos vários terraços situados na fachada principal (sudeste). Estes terraços internos proporcionam um ambiente de convívio na escola e prolongam-se para os terraços externos, que se abrem para a paisagem circundante.
Este princípio de escalonamento de lugares também se encontra no anfiteatro principal. A sala de convívio dos estudantes situa-se em dois níveis acima da massa do anfiteatro, com um desfasamento de 2 metros em cada nível para criar os lugares em camadas. Duas das salas de aula da escola estão situadas acima do segundo nível do foyer, com o mesmo desfasamento de 2 metros em relação ao átrio. A clareza deste edifício unitário - concebido em quatro níveis (mais um nível de jardim) - facilita a compreensão do projeto.
Os diferentes espaços do programa organizam-se em torno de dois vazios, um interior e outro exterior. Em primeiro lugar, a administração desenvolve-se em dois níveis (rés do chão e primeiro nível) em torno do pátio; em segundo lugar, as salas de aula, que constituem a quase totalidade das restantes salas, organizam-se principalmente em torno do átrio coberto. Nos segundo e terceiro pisos, algumas salas de aula ocupam o espaço ocupado pelas salas administrativas nos pisos inferiores.