-
Arquitetos: atelier industrial
- Área: 120 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Luis Abba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto fica localizado nos arredores de San Rafael, Mendoza, Argentina, e se destaca enquanto uma exploração da simplicidade construtiva e da economia como meios de autenticidade. Consiste em 6 pórticos, cada um formado por um único elemento que desempenha a função de viga e pilar.
Em estreita proximidade com os Andes, cuja influência crítica molda o caráter do entorno, este projeto questiona as normas pré-estabelecidas e levanta questões sobre como a simplicidade construtiva pode revelar a essência da beleza.
Uma das estratégias desse confronto se dá pela transparência dos espaços, que estabelece um jogo sutil entre dentro e fora.
A economia não se limita ao uso de recursos materiais, mas abrange também a economia das experiências humanas e do espaço. A simplicidade construtiva, ao conceber um único elemento com múltiplas funções, desafia as noções tradicionais de estrutura e forma, convidando à reflexão constante.
Em sua primeira fase, esses pórticos se tornam espaços de vida comunitária, com destaque para a adaptabilidade e a mutabilidade do design. Em uma próxima etapa, o projeto crescerá, mantendo a simplicidade construtiva e a economia como núcleo, continuando sua exploração da autenticidade no desenho.
Esta proposta arquitetônica se destaca como uma ferramenta de reflexão e resistência, questionando as normas padrão e revelando verdades subjacentes. A arquitetura permite que as situações fluam e, entre elas, celebra a tradição do churrasco, o fogo, que se entrelaça com a vida cotidiana.