-
Arquitetos: BambuBuild
- Área: 400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Hyroyuki Oki
-
Fabricantes: Bambubuild
Descrição enviada pela equipe de projeto. O restaurante está localizado no centro de Long Thanh, uma cidade animada que está crescendo rapidamente devido à construção de um aeroporto internacional extremamente importante no sul do Vietnã. Ele é composto por salas de conferência, salas de jantar privativas, uma cozinha, um banheiro e um salão de bambu. O salão se destaca pelo seu teto de palha levemente curvado em forma de barco, sustentado por estruturas de bambu que se assemelham a palmeira nipa, uma planta ribeirinha popular no sul do Vietnã.
O térreo do salão é muito simples; ele pode acomodar até 180 convidados, está localizado em uma posição conveniente de acesso e se conecta facilmente à casa anexa. O proprietário do restaurante solicitou aos arquitetos que projetassem uma arquitetura impressionante a qual se tornaria a marca registrada do complexo, com materiais ecologicamente corretos e de construção rápida.
Em resposta a esses requisitos, o bambu é usado tanto como elemento estrutural quanto como elemento decorativo. A espécie de bambu "sólido" é muito popular no sul do Vietnã. Também chamado de "bambu de ferro", o nome prova que é um bambu muito rígido, forte o suficiente para a construção do volume. Nos métodos tradicionais de construção, um bambu é usado como pilar, viga ou treliça com algumas limitações. Após pesquisar várias possibilidades estruturais, a superfície hiperbólica paraboloide (hypars) foi escolhida porque é excepcionalmente rígida e extremamente atraente. Essas superfícies podem suportar grandes cargas graças à sua forma curva e boa resistência em todas as direções, por isso, são comumente usadas como estruturas de telhado.
O salão é composto por muitas hypars usadas como tetos e pilares. Todas elas estão conectadas e entrelaçadas umas com as outras, permitindo que o telhado saliente alcance até 4 metros em duas águas. A hypar é uma superfície com dupla curvatura que pode ser facilmente construída com elementos estruturais retos. Usar o pilar de bambu para construir a estrutura hypas é a combinação perfeita. O fato das superfícies curvas serem construídas com hastes de bambu retas torna a construção fácil e rápida. Elas podem alcançar uma rigidez excepcional e uma forma atraente sem a necessidade de dobrar o bambu.
No entanto, a dupla curvatura das hypars dificulta o uso de palha natural para o telhado, pois ela tem uma forma convexa em um eixo e uma forma côncava no outro. Para resolver esse problema, foram adicionadas uma treliça e uma terça no lado côncavo para criar telhados inclinados simples. Essa combinação gera um telhado estrutural de duas camadas. A estrutura de bambu é apresentada de maneira marcante. Este projeto prova o enorme potencial do bambu e da estrutura hypars, podendo representar o desempenho eficiente da construção sustentável no futuro.