-
Arquitetos: White Arkitekter
- Área: 14000 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Måns Berg
-
Fabricantes: COR-TEN
À medida que as cidades se expandem, cresce a necessidade de tratar as águas contaminadas e prevenir inundações. A nova bacia de retenção de águas pluviais no Exercisfältet, em Uppsala, aborda ambos os desafios, ao mesmo tempo em que promove a biodiversidade e oferece um espaço para socialização e passeios.
Uppsala está passando por um processo de crescimento e densificação ao redor do Exercisfältet, uma área que já foi um campo de treinamento militar com valores culturais e históricos. Esse desenvolvimento aumentou a necessidade de tratamento e retenção da água das chuvas.
A bacia de retenção de águas pluviais em Exercisfältet é essencial para proteger a natureza da água poluída da cidade e prevenir inundações devido à redução na infiltração e às mudanças climáticas. Com um design cuidadoso, o lago também se tornou um local popular para descanso e socialização, além de contribuir para a biodiversidade.
Para preservar o máximo de espaço possível para atividades no campo, o lago permanente foi mantido o menor possível. Em caso de chuvas intensas, a água inundará o lago, ocupando áreas circundantes e criando espelhos d'água de diferentes tamanhos e formas. Durante chuvas extremas, a passarela também será inundada, estendendo-se por uma área maior.
Apesar da forma marcante do lago e da elevação do campo, a localização da represa em um ponto naturalmente baixo permite que ela se integre discretamente à paisagem. Próximo à cidade, o lago possui uma borda nítida com proteção robusta contra inundações, seguindo as linhas da divisão dos blocos. Em direção ao campo aberto, o lago segue as formas ondulantes da natureza.
A vegetação foi cuidadosamente escolhida para se adaptar às condições naturais do local, proporcionando resistência e propriedades purificadoras de água. As diferentes áreas do lago são inundadas por quantidades variadas de chuva, oferecendo potencial para se tornar um habitat rico em diversidade de animais e plantas.
Ao redor do lago, espaços generosos e caminhos convidam os visitantes a percorrerem pelas margens da água e a se sentarem em áreas de estar voltadas para o sul, com vista para o campo. O lago já é utilizado e apreciado por pessoas na região. Espera-se que o desenvolvimento ao sul do lago continue a se aproximar da beira do cais, trazendo mais vida e movimento. O lago foi projetado para acomodar esse desenvolvimento, proporcionando uma interface interessante entre a estrutura densa da cidade e o espaço aberto da paisagem.