-
Arquitetos: Jean-Pierre Lott Architecte
- Área: 15500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Serge DEMAILLY
À medida que as metrópoles se expandem, a escassez e o custo da terra se tornam justificativas para a densificação de terrenos. Nesse cenário, o empreendimento vertical surge como uma solução. Em Mônaco, mais do que em qualquer outro lugar, a cidade está limitada a expandir-se sobre si mesma. A Residência Honoria, localizada no distrito do Jardim Exótico, na entrada da cidade, representa um exemplo desse novo urbanismo iniciado pelo principado.
Assim, as vantagens proporcionadas pelo trabalho em grandes alturas foram maximizadas para oferecer às residências as melhores vistas do panorama excepcional, contribuindo com um elemento único à paisagem de Mônaco e antecipando o desenvolvimento futuro do bairro. Essa abordagem construtiva proporciona grande conforto aos apartamentos, oferecendo vistas desimpedidas e ausência de edifícios opostos. O impacto urbano do projeto é significativo.
O projeto é ambicioso, buscando refletir sobre formas urbanas e responder ao desafio da densificação urbana. Essa composição, com seu vocabulário arquitetônico atípico, enriquecerá o contexto urbano e provocará questionamentos, tornando-se um elemento examinado que contribui para a reflexão sobre a evolução da cidade.
Localizado na interseção de dois grandes bulevares do principado, o Boulevard du Jardin Exotique e o Boulevard de Belgique, o local tem vista para o Porto Hercule, desfrutando de uma localização urbana excepcional.
O projeto estrutural se destaca por suas fachadas curvas que incorporam a cidade ao coração do projeto. Essas curvas, geradas por lâminas horizontais finas revestidas de mosaico, protegem os terraços dos apartamentos, transformando-os em espaços ao ar livre genuínos. Essa composição abstrata confere ao edifício uma imagem dinâmica e em constante mudança, dependendo do ponto de vista.
Diferentemente dos padrões convencionais, o edifício não possui janelas; em vez disso, a vibração das lâminas ao longo da altura confere singularidade e materialidade à estrutura. Essas lâminas ecoam as formas arredondadas do terreno e, metaforicamente, representam as camadas de uma rocha por meio de seu empilhamento. A torre, com 15 andares e 84 apartamentos, abriga no térreo uma creche organizada em torno de um pátio central, além de espaços para escritórios.