-
Arquitetos: Lucas Takaoka
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Embaúba é um projeto que representa nossa maior busca nos últimos dois anos. O ser humano acabou por priorizar ao máximo seu tempo a uma qualidade de vida unida ao ritmo de trabalho. Dessa forma o home-office em muitas ocasiões acabou se deparando com paisagens de campo, litoral, mata, onde cada indivíduo se adaptou a praticamente um período de forma introspectiva, não egoísta, mas de cuidar de si.
O êxodo urbano em busca da mata, do cheiro de chuva, de intervalos no cotidiano, em locais desatrelados aos paredões cinzas urbanos. Esse foi um panorama de ensinamentos e amadurecimentos. Hoje estamos praticamente de volta ao ritmo “normal”. Trânsito automotivo que inunda os centros urbanos, viagens e transportes públicos em ritmo acelerado. Mas nós hoje paramos e, mesmo que em pequenas doses, aprendemos a valorizar nosso bem mais precioso, o tempo.
Os detalhes de nossas vidas foram sendo minuciosamente alterados conforme nosso corpo analisava nossas carências. Carência de pausa, de intervalo, de mais respiros ao ar-livre e limpo. Essa casa representa um pouco da ressignificação das nossas próprias vidas, estabelecendo nossas prioridades, nossa salubridade, nossa busca por ambientes rodeados e abraçados por vegetação. Uma diária manutenção da alma.
O nome “Embaúba” deriva de uma árvore nativa brasileira. Além de ser de caráter medicinal, ela é comum em regiões que sofreram desmatamentos ou que estão em recuperação. Seu acelerado crescimento, auxilia em todo o bioma. Assim como essa árvore equilibra a mata e torna uma área degradada em vida, nós pessoas aprendemos a cuidar mais de nós mesmos, reconstruindo pontos defasados e frágeis nos últimos tempos, principalmente para preservar de uma melhor maneira nosso futuro.