-
Arquitetos: Eureka, HHO, Keio Architecture Sano Lab
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ookura Hideki, Uemura Kohei
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto envolve a construção de um prédio de escritórios de dois andares feito em madeira e situado um terreno inclinado de uma área residencial densamente construída. Os espaços de escritórios estão localizados principalmente no andar superior e são preenchidos com luz natural indireta, enquanto o térreo é aberto para a área circundante e serve como uma ligação entre o espaço de escritórios no andar superior e a comunidade local. As estruturas de madeira inclinadas contra a parede de contenção de concreto rígido criam o espaço aberto do térreo.
A luminosidade dos espaços internos foi fundamental para este projeto. O objetivo era criar um espaço confortável e eficiente em termos de energia, além de gerar uma sensação de abertura e continuidade com o bairro. A luz natural que entra pelas janelas altas é difundida por prateleiras feitas de placas de metal perfuradas e refletida no teto curvo, iluminando todo o espaço de escritório e o hall de entrada do primeiro andar.
Ambiente de trabalho com luz natural das janelas - Para reduzir o consumo de energia da iluminação artificial e melhorar o bem-estar e a produtividade dos trabalhadores, nosso objetivo era criar um ambiente iluminado utilizando a luz do sol. Embora o local esteja aberto apenas para o norte, o objetivo era maximizar a luminosidade introduzindo luz suavemente difusa e refletida pelas janelas voltadas para o sul. Os refletores de metal perfurados suavizam a luz direta no espaço e, ao mesmo tempo, iluminam o teto com a luz refletida, conferindo ao espaço uma sensação de amplitude. Os tetos são feitos com alumínio ou gesso, preenchendo o espaço com luz e acentuando a altura do pé-direito. Simulações de autonomia da luz solar confirmaram que a iluminação natural (300 lx) é garantida ao longo das estações.
Projeto analítico de elementos espaciais para promover a comunicação entre os trabalhadores - Para estimular a comunicação entre os trabalhadores projetamos o layout e a forma dos elementos espaciais como mesas de escritório a fim de maximizar a conectividade visual. Especificamente, empregamos um arranjo racional de móveis para maximizar a conectividade visual usando a sintaxe espacial, com várias mesas do tipo ilha e monitores de computador dispostos principalmente na orientação leste-oeste. Isso possibilitou uma espacialidade integrada em resposta à luz e aos diferentes níveis na escala dos móveis e acessórios.