-
Arquitetos: Catalina Poblete, Guillermo Hevia García
- Área: 500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Felipe Ugalde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jogo e arte em movimento. Como podemos incorporar o conceito de jogo em uma mostra de arte? A exposição Homo Ludens propõe o desafio de transformar o jogo em um conceito que não apenas organiza a curadoria das obras, mas também orienta a montagem e o projeto museográfico da exposição.
A mostra ocorre em uma sala com 54 metros de comprimento, 9 de largura e 5 de altura, no Parque Cultural de Valparaíso (antiga cadeia), o que a torna um espaço desafiador para exibir cerca de 100 obras e estruturar uma mostra com 4 seções ou eixos temáticos.
As exposições realizadas no espaço costumam empregar duas estratégias, a primeira é organizar tudo ao redor das duas paredes longitudinais e liberar o centro para exibir obras tridimensionais ou esculturas. A segunda é segmentar o espaço recorrendo a divisórias soltas como parte do catálogo de objetos disponíveis no centro cultural. Ambas estratégias não eram compatíveis com o conceito dessa proposta, pois geram espaços estáticos e previsíveis.
A museografia para a exposição conceitua o jogo enquanto mudança e movimento, uma capacidade de transformação do espaço e da exposição, para construir múltiplas leituras das obras a partir de pequenas operações mecânicas, introduzindo o inesperado.
Consideramos que o inesperado e o dinâmico são características de qualquer jogo, a possibilidade de poder mudar completamente em um único movimento.
A museografia e o projeto foram organizados a partir de 3 dispositivos móveis de 4 metros de comprimento, que permitem fragmentar ou unificar o espaço e alterar a relação entre as obras. O visitante poderá modificar o ambiente e nunca terá a mesma experiência espacial e, consequentemente, das obras de arte. Esses dispositivos organizam 3 áreas semelhantes, enquanto a última seção altera as divisórias pertencentes ao Centro Cultural em um artefato empilhado, como em um jogo no qual um conjunto de obras se apresenta.