-
Arquitetos: NYAWA
- Área: 141 m²
-
Fotografias:Kenta Hasegawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata-se da renovação de uma casa em Toyama, cidade rural em Hokuriku, Japão. O proprietário, que mora em Tóquio, decidiu usar esta casa, que estava vazia, como uma casa para alugar nas férias. Ao preservar as estruturas antigas, nos concentramos em renová-las com o mínimo de energia possível, incorporando o clima e a cultura local.
Ao assumir a casa como um espaço para aluguel entende-se que muitas pessoas de outros lugares, como Tóquio, passarão um tempo nesta pequena cidade. Acreditamos que isso é necessário para a sustentabilidade do meio ambiente global e das cidades locais.
A planta tem referência à tradição de Hokuriku. Nas casas tradicionais de Hokuriku, costumava haver um espaço de reunião chamado "HIROMA". Este espaço era um ambiente interno onde as pessoas podiam sentir a natureza, mesmo na estação fria do inverno, e funcionava como um quarto de hóspedes.
Criamos uma planta com referência a essa tradição. Organizamos o HIROMA para se adaptar ao ambiente sazonal e o posicionamos no centro desta casa. HIROMA não é um quarto dividido por paredes, mas um espaço vagamente moldado pelo ambiente circundante. Ao redor do HIROMA, são colocados reforço estrutural e compartimentos térmicos para aquecimento e resfriamento, enquanto o número de paredes é reduzido o máximo possível para permitir a passagem de linhas de visão e luz do dia. O reforço estrutural é feito por um suporte inspirado na estrutura do vasto pomar de peras na área circundante para criar um HIROMA iluminado e aberto, mesmo nesta região onde há muitos dias nublados. Além disso, o HIROMA possui o menor nível de piso e a maior altura de teto do volume. Dessa forma, a casa em vários níveis é fechada como uma paisagem, começando pelo HIROMA, para criar muitos pequenos lugares onde as pessoas possam permanecer.
Projeto para criar irregularidades de tempo e de ambiente. Projetamos um espaço onde é possível sentir a passagem do tempo e onde a história da casa pode ser transmitida para a próxima geração através das seguintes ideias:
- Aplicação de regras de escala de uma casa tradicional.
- Reciclagem de madeira antiga.
- Utilização de materiais que mudam com o tempo, como compensado, cobre e elementos têxteis.
Um aspecto igualmente importante do projeto era melhorar o ambiente interno. Renovamos a planta para que as pessoas possam sentir a luz do dia e a ventilação natural. Além disso, ao instalar portas de correr permite-se que as pessoas escolham o equilíbrio entre ambientes naturais e controlados. Através desses métodos, uma renovação neutra em carbono foi alcançada. Estimamos que a quantidade de CO2 absorvido pela madeira utilizada é maior do que o CO2 emitido pelo trabalho de renovação. Além disso, um novo espaço confortável foi criado ao esfumaçar a fronteira entre o natural e o artificial.