-
Arquitetos: LOZÍ
- Área: 30 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Favaro Jr
-
Fabricantes: Accende Lampadário, Boobam, By Kamy, CR Móveis, Casa Atica, Casa Cobre, Castor, Celite, Cerâmica e cia, Dabreu Bike Shop, Deca, Dezamies, Dimauro, Dimlux, Edna Cortinas, Grupo Indusparquet, Loja Teo, Luminarea, Lumini, Marmoraria Santa Terezinha, +8
Descrição enviada pela equipe de projeto. Kit Home Indusparquet é uma coleção de módulos pré-fabricados e multifuncionais produzidos pela Indusparquet, líder mundial em pisos de madeira.
O time de arquitetos e engenheiras de Lozi foi responsável por desenvolver o projeto de arquitetura compatível aos parâmetros do projeto de estrutura, idealizado pela francesa Maisons Éxotiques D´exeptions, e também foi responsável por gerenciar a execução do primeiro protótipo de 30m² - até o momento Lozi desenvolveu outros três modelos para a coleção.
Durante o planejamento, foi decidido que o protótipo iria servir não só para melhorias técnicas, mas também de exposição permanente a visitação, com o intuito do público verificar o design e todas as soluções tecnológicas adotadas. Para tanto, Lozi propôs idealizar uma persona como cliente, para elaboração de um design de interiores e paisagismo conceitual.
A Noémie entra em cena, uma jovem imigrante africana que reside na França. Ela é estilista e trabalha na cena independente da moda. Acredita na tese que a natureza é o primeiro princípio da realidade e destaca-se por sua paixão pelo corpo, pela tecnologia, pela sustentabilidade, e pelo design em sintonia com as novas linguagens da arte contemporânea.
Em um primeiro olhar, o espaço interno de 30m² parece insuficiente para o programa da Noémie, que contém bicicletário, sala de estar, sala de jantar, cozinha, quarto, banheiro e lavanderia - tudo dentro do espaço interno! Contudo, a planta livre permitiu pensar múltiplas possibilidades, beneficiadas com a liberdade de colocar portas e janelas de acordo com a necessidade, e determinar também a localização dos pontos elétricos e hidráulicos, pois o módulo permitia essas flexibilidades.
O ponto que norteou o design de interior foi a escolha da madeira Tauari para 100% das paredes internas, pisos e tetos, o que trouxe uma sensação de acolhimento, macies e aconchego, e ampliou o tamanho do espaço por conta de sua cor clara, conferindo profundidade.
A composição conceitual das peças do mobiliário e iluminação cênica, trouxeram à tona brasilidade e africanidade. Sons, cheiros, olhares e sabores se entremeiam por conta da minuciosa elaboração do arranjo entre as texturas, luzes e sombras, perspectivas, volumes, cores e escala.
O módulo possui a capacidade de ser uma unidade autônoma e inteligente, contemplando geração de energia solar, reaproveitamento de água e tratamento de esgoto. É munida de sistema para controle dos eletrodomésticos, iluminação, portas e janelas, dentre outras possibilidades.
O protótipo está situado entre os galpões da fábrica, em Tietê, que possui um entorno exuberante com vegetação de árvores centenárias. O paisagismo proposto repousou harmoniosamente e foi além: inusitadamente implantou uma escultura no melhor estilo “Inhotim”, cravando no solo 11 toras de madeira. A ideia é que a principal matéria-prima utilizada na fábrica, reivindique o seu lugar de destaque.
O módulo possui estrutura em madeira Muiracatiara, que apresenta elevada resistência mecânica. As paredes externas também são feitas com madeira Muiracatiara, que possui excelente durabilidade às intempéries.