-
Arquitetos: Atelier d'Architecture Gardera-Pastre
- Área: 3200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Stéphane Chalmeau
Descrição enviada pela equipe de projeto. Halles 1&2, o último local a ser reestruturado dentro do complexo industrial da Ile de Nantes, França, faz parte de um distrito já definido pelo plano diretor criado pelo arquiteto Franklin Azzi. Emblema da história industrial da edificação, a estrutura metálica, um lembrete de sua função original, foi preservada.
Os materiais utilizados na renovação, como vidro e metal, também refletem essa herança. Os pisos são novos, com lajes de concreto industrial. A renovação do volume está enraizada em sua história e preserva seus códigos.
Graças às portas de correr, a fachada se abre por mais de 20 metros e o espaço público se estende para dentro das Halles 1&2. A reforma criou uma comunidade urbana em comunicação direta com o pátio da Ecole des Beaux-Arts e trouxe a cidade para dentro do volume, em um distrito já definido pelo plano diretor.
O primeiro andar apresenta espaços que lembram contêineres. Os volumes são mais opacos e a luz é controlada para garantir o conforto térmico dos usuários. Várias funções foram combinadas em um único volume: exposições, escritórios, incubadoras de negócios, Fab lab, espaços compartilhados, oficinas, etc. A agência trabalhou no espaço interno preservando a estrutura metálica. Blocos foram inseridos dentro da edificação e a organização dos espaços foi projetada em camadas.
Assim que o visitante entra no hall, os volumes e suas funcionalidades são revelados. O térreo é iluminado, mesmo quando fechado, graças aos painéis de policarbonato e às portas de correr duplas. O material desses painéis também garante o conforto dos usuários ao pré-aquecer o ar criando um ambiente agradável. Os escritórios e oficinas são divididos por elementos de madeira em tons naturais, trazendo calor para o espaço e garantindo desempenho acústico para os usuários.