-
Arquitetos: Traama Arquitetura
- Área: 80 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Júlia Tótoli, Edgar César
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, Caco Pots, Casa Blanca, Cassio Veiga Casa, Deca, Duratex, Galeria Divino, Galeria Referência, Galeria Tachotte, Moou Iluminação, Natasha Bernardo, Objeto Casa, Portinari, Primavera Casa, Soluz, Wisehome
Descrição enviada pela equipe de projeto. Entendemos que diante da perspectiva do que foi vivido nos últimos anos, o cuidado é o elemento chave para a cura de nossas fragilidades. Nosso foco ao projetar esse espaço era que fosse um ambiente acessível a todas as idades. Gostaríamos de provocar e instigar o orgulho que cada um sente das marcas dos próprios corpos, de cada fase superada e de cada batalha vencida. Nessa busca por desencadear sentimentos encontramos uma definição na língua URDU que significa orgulho de ser amado, de ser cuidado.
Norteadas por esse conceito, concebemos o SPA NAZ, um ambiente em que se apresenta o cuidado como atitude, como ocupação, como responsabilização e como envolvimento, com o outro, com o ambiente no qual estamos inseridos e com nós mesmos. O SPA NAZ inspira a busca pelo lugar seguro, aquele que acalma, que inspira na singeleza, que respeita a diversidade, que proporciona acolhimento e pertencimento, que permite o reestabelecimento de conexões fragmentadas. Os traços sinuosos, leves, revelam os usos: espera, escalda pés, massagem e banho de forma fluida, espaços de calmaria e tranquilidade, que se materializam com o objetivo de cuidar do corpo e da mente do indivíduo.
Buscamos, com a materialidade despertar a sensação de calmaria e equilíbrio. Desenvolvemos toda a concepção do projeto em uma paleta amena em tons de bege. O piso e parede do banho ganham porcelanatos com um visual granulado de compostos minerais conferindo um resultado bastante natural. Nas paredes, exploramos uma textura projetada para trazer mais bossa e presentear o espaço com uma sutil brincadeira de luz e sombra.
No teto, as molduras em madeira com linho permitem a passagem de luz e ventilação natural, elementos fundamentais para o bem estar de um indivíduo. O biombo vazado e protagoniza o ambiente, emoldura o estar e o relaxamento, e setoriza o estar da massagem. O jardim atrás do biombo nos permite inserir o verde de forma discreta e amena. A bancada em filetes de pedra nacional esculpida de forma artesanal reforça a valorização do “feito a mão”.