-
Arquitetos: R/MA Rivero Mas Asociados
- Área: 1324 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Cosentino, Blanco, Brizo, Kohler, MARAZZI, MTI, Rocky Mountain Hardware, Signature Hardware
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa CIMA, localizada em Los Cabos, México, é uma expressão volumétrica sutil adaptada à forma irregular de seu terreno, aproveitando-o ao máximo para obter vistas panorâmicas únicas para o Mar de Cortés e a Sierra de la Laguna. O conceito inicial do projeto era criar uma massa, subtraindo volumes para criar vazios e entradas de luz, gerando assim relações fluidas entre espaços internos e externos.
Essas aberturas dão origem a terraços que se abrem em direção ao mar, e nos quais os materiais e texturas mudam gradualmente. No interior, foram utilizadas pedras da região para revestir as paredes, agregando calor e caráter, enquanto para a face de fora foi escolhida uma aparência mais suave e lisa com estuque na cor areia.
O programa é composto por dois dormitórios principais e três secundários. Quatro deles têm vista para o mar, enquanto o último se abre para um pátio privado com vegetação e espelho d'água. As áreas comuns incluem sala de estar, sala de jantar, cozinha principal e secundária, sala de TV, escritório, sala de massagens, academia e áreas de serviço.
Na fachada principal, um volume flutua sobre um grande espelho d'água, com sala de massagens e academia, coroados por uma pérgola que flutua sobre o volume. No segundo pavimento, um mezanino oferece vistas para as montanhas e para os pores do sol, que iluminam suavemente as paredes de terra dessa estrutura. Mais pérgolas flutuam sobre os pátios circundantes, criando sombras e texturas no chão.
A Casa CIMA possui um sistema de energia solar que permite seu funcionamento com consumo reduzido da rede elétrica, buscando ser mais sustentável. Seu projeto de interiores, feito pela Palmira Interiors, é inspirado no contexto da Baja, utilizando a paleta de cores da paisagem desértica e integrando-se às formas orgânicas da planta arquitetônica, cujas referências do design moderno do meio do século giram em torno da funcionalidade dos objetos, da elegância sutil e da paixão geométrica. Através das texturas, materiais e cores se cria um poderoso vínculo com a natureza.