-
Arquitetos: Atelier ArchFAN
- Área: 108 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Arch-Exist
Moulin Rouge | Estação Shuinian. O projeto está localizado à beira de uma estrada rural na Rua Deyuan, Condado de Pi, em Sichuan, China. A estrutura original é uma casa rural com um moinho d'água, com mais de 40 anos de história. Um canal de água passa por baixo do edifício, proporcionando energia limpa para mover o moinho. Com o tempo, a função das casas de moinho foi perdendo relevância, e as construções de tijolo e madeira foram abandonadas e caíram em ruína devido à falta de manutenção. Os cerca de 6 hectares de terra conectados ao sul do lote compõem uma reserva ecológica excepcional. O governo local busca atrair investimentos para transformar essa área, juntamente com a casa do moinho, em um espaço para atividades agrícolas. Nosso projeto incluiu o planejamento funcional futuro e o projeto de novas construções para essa área de 6 hectares. O primeiro projeto a ser executado é o local de exposições, e os orçamento inicial é mínimo.
O objetivo do projeto deste primeiro volume é melhorar a imagem ambiental com um investimento limitado, oferecendo um espaço recreativo para moradores locais e turistas, além de servir como porta de entrada para investidores interessados, impulsionando o desenvolvimento e a renovação regional.
Crescimento Local. O projeto concentra-se na integração e respeito aos elementos ambientais chave: os canais de água, bosques e terras agrícolas. A drenagem é essencial neste contexto. O canal de água principal tem cerca de 3 metros de largura e é dividido em duas ramificações por uma parede, em seguida é direcionado para as extremidades em formato de arco, saindo por um vazio de drenagem na parte inferior. Esse fluxo cria um redemoinho que movimenta a roda do moinho. O projeto mantém vestígios da produção agrícola, como uma "ponte" sobre o canal, preservando a relação original da água e proporcionando a melhor vista. Visitantes podem apreciar o movimento da água, ouvir os sons dela sob a gravidade e relembrar a animada história deste lugar.
Várias árvores grandes crescem perto dos edifícios originais, suas formas naturais se assemelham à silhueta da antiga casa do moinho. Um "pavilhão" sob a árvore foi projetado com as folhas e galhos originais, para preservar a memória do local. Na parte sudeste, uma área agrícola existente é interrompida por um novo edifício, como um "palco", proporcionando um mirante no segundo pavimento para observar os campos. À beira do canal, sob a sombra das árvores, contemplando o campo, nossos pensamentos se perdem na atmosfera rural ao pôr do sol.
Composição Efetiva. Visando eficiência e temporariedade, nossa estratégia de projeto busca criar uma paisagem abstrata e eficaz. O projeto responde aos aspectos de montagem, modularidade e mobilidade. Conexões parafusadas de alta resistência e perfis pré-fabricados são utilizados para reduzir operações no local e custos de construção. Os componentes principais de suporte de cada trecho adotam dois tamanhos, 6 e 4 metros, que podem ser divididos igualmente por 12 metros, visando alcançar o processamento conveniente, reduzindo perdas e economizando materiais. Uma área aberta permite a desmontagem e reutilização da estrutura. O projeto busca a reversibilidade da construção por meio de estratégias detalhadas.
Espaço Genérico. Definimos o edifício como uma "estação" e buscamos agregar funções gerais e variadas em uma estrutura básica. A estrutura laranja maximiza o espaço disponível, indicando a presença do "Moulin Rouge" para os transeuntes. Os objetos dentro da estrutura básica incluem mesas e bancos de madeira maciça, uma plataforma no segundo pavimento, um balanço suspenso e uma estrutura de escalada de aço. Tais peças configuram áreas para descanso e encontro para trabalhadores nos campos e ao longo das estradas e canais. À noite, as luzes da estalagem se acendem, iluminando o campo ao entardecer.