- Área: 4000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Roberta Gewehr
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é uma importante instituição que administra um complexo de vários edifícios hospitalares, cujo layout configura uma rua interna denominada "Rua da Saúde". Devido à estrutura históricamente estabelecida, não havia anteriormente nenhuma conexão contígua entre os prédios. O desejo do cliente era, portanto, ter uma cobertura de conexão, que se estendesse harmoniosamente sobre os edifícios e definisse um novo espaço externo icônico. Conhecida como "Rua da Saúde", a cobertura se estende sobre o pátio do complexo hospitalar e é composta por 1647 painéis de vidro. A estrutura esbelta e de forma livre, definida por uma malha triangular de aço com cobertura de vidro, conecta três zonas internas até a entrada principal do complexo hospitalar. A cobertura oferece abrigo e, ao mesmo tempo, cria uma área externa viva e verde, com uma atmosfera convidativa para relaxamento e atividades sociais para os usuários do hospital. Seu design de forma livre combina harmoniosamente com o ambiente ao redor.
O conceito de sustentação baseia-se em 14 pontos de apoio, que foram posicionados na frente dos edifícios. As cargas horizontais foram absorvidas principalmente pelos pontos de apoio do chamado implúvio e por um contraventamento em forma de M. Além disso, algumas colunas em forma de V recebem pequenas cargas horizontais, enquanto as colunas verticais transmitem principalmente cargas verticais para seus pontos de base. A estrutura da malha origina-se de uma malha triangular de aço com perfis tubulares, conectada a um nó soldado, através de seis placas de aço e um tubo cônico sólido. As colunas esbeltas são novamente perfis tubulares.
Um extenso processo de otimização geométrica e estrutural durante a fase de projeto resultou em uma estrutura extremamente esbelta de beleza única. A cobertura de vidro da Rua da Saúde não apenas desempenha um papel crucial na modernização da Santa Casa de Misericórdia, mas também promete se tornar um marco icônico para a cidade de Porto Alegre.