
-
Arquitetos: castillo lee valdivieso
- Área: 413 m²
- Ano: 2022
-
Fotografías:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: vitroblock


Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto exigia uma série de programas com base no uso tradicional de espaços comerciais na área. A lógica que adotamos para a resolução do projeto foi criar espaços com o mínimo de caráter possível. Dessa forma, tínhamos o objetivo de não apenas atender às necessidades do cliente e do bairro, mas também deixar a possibilidade para futuros proprietários dos espaços usá-los de acordo com suas necessidades, sem os vincular a um uso específico.


A tarefa envolvia o desenvolvimento de três espaços comerciais em um lote tradicional de 8,66 metros na cidade de Buenos Aires. Isso nos levou a ter dimensões muito estreitas para cada um dos estabelecimentos. Como resultado, decidimos proporcionar ao térreo, a área comercial voltada para a rua, uma dupla altura para alterar a percepção do espaço e dar-lhe mais volume. Foram desenvolvidos vários mezaninos em altura para introduzir o máximo de luz natural possível em cada ambiente, ao mesmo tempo em que criavam privacidade entre eles. Na parte de trás, os mezaninos são equipados com as instalações necessárias com potencial para adaptações futuras. Os mezaninos restantes destinam-se a programas mais estáticos, como escritórios e gestão da loja. No último andar, é criado um grande espaço para a fabricação de moldes têxteis.


A fachada é resolvida com tijolos de vidro para introduzir o máximo de luz natural possível e proporcionar um certo nível de conforto aos estabelecimentos. Um grande lanternim aparece acima da escada para introduzir luz natural na área mais escura do projeto. Aberturas aparecem na frente e na parte de trás, controladas para conectar o projeto com o entorno, introduzir luz natural e, acima de tudo, criar ventilação cruzada em todos os espaços.


A estrutura em grelha organiza o projeto com vigas e colunas a cada 3,75 metros, controlando sua espessura e dimensões para ocultá-las nas paredes e lajes, de modo a dar o mínimo de caráter possível aos espaços.


La fachada se resuelve con ladrillos de vidrio para introducir la mayor cantidad de luz posible y brindar de cierto grado de confort a los locales. Un lucernario de gran tamaño aparece por encima de la escalera para introducir luz natural en la zona mas oscura del proyecto.


En el frente y contrafrente aparecen aperturas controladas para relacionar al proyecto con su entorno, introducir luz natural, pero sobre todo generar una ventilación cruzada en todos los espacios.


La grilla estructural ordena al proyecto con vigas y columnas cada 3,75 metros, controlando sus espesores y dimensiones para esconderlas en los muros y losas para darle el menor carácter posible a los espacios.
