-
Arquitetos: Lucio Munian et al.
- Área: 800 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias :Edmund Sumner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa HMZ está localizada no clube de campo La Loma em San Luis Potosí, México. É um volume de dois andares que oferece conforto para a mãe, o pai e quatro crianças. O pai trabalha no negócio da construção e queria desenvolver uma edificação feita de concreto, toda em concreto, o que foi um desafio para o nosso escritório.
Sempre que projetamos uma casa, nos concentramos nos espaços que ninguém solicitou. Esse foi o conceito mais poderoso aprendido da arquitetura de Luis Barragán. Então, neste caso, mais do que quartos e banheiros, uma biblioteca, uma sala de jantar, uma cozinha, lavanderia, sala, etc., há uma conexão entre eles, um caminho projetado.
Muito curioso ver e sentir a felicidade das famílias em relação ao projeto desses espaços. Claro, elas adoram o que pediram, mas todas essas novas formas de abordar o espaço em termos de iluminação, percursos, silêncio, sobriedade, dramaticidade e muitas outras estratégias românticas tornam esta casa um lugar muito especial para se viver e compartilhar.
Também é uma casa introspectiva. Embora cada espaço tenha vista para o campo de golfe e existam muitas maneiras de abrir toda a planta para oferecer um espaço conectado, é uma casa que precisa ser descoberta. Nunca fomos fãs de sermos observados desde fora, e isso é uma das questões que é levada como conceito-chave.
E por último, mas não menos importante, acreditamos que demos um passo à frente nos aproximando da escultura. A arquitetura como escultura tem sido o tema mais importante ao longo da vida do nosso escritório.