-
Arquitetos: Andres Milos Arquitectos, Boris Bacaluzzo
- Área: 60 m²
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo esportivo está localizado nos arredores da cidade de Paraná, na Argentina, em uma área onde a malha urbana transita entre o tradicional padrão de quarteirões densos para as superquadras que delimitam o território. Os campos de futebol, tênis e padel têm dimensões semelhantes aos quarteirões da cidade, mantendo uma continuidade na leitura do tecido urbano, mas invertendo a relação espacial.
Enquanto na cidade tradicional as ruas são descobertas e os quarteirões fechados, no complexo esportivo, as ruas são cobertas, configurando espaços para circulação, vestiários, churrasqueiras, salão de eventos, academias e outras atividades, em contraste com a cidade. Uma passarela acessível é construída na cobertura, oferecendo amplas vistas das quadras.
Devido à instabilidade econômica, o projeto será construído em etapas, possibilitando a incorporação de módulos conforme necessário. O primeiro módulo construído inclui uma cozinha, bancada para um bar, um depósito para ferramentas, sanitários e bebedouros. Surpreendentemente, os bebedouros, inicialmente projetados para os jogadores, tornaram-se popularmente utilizados pelos moradores locais.
Famílias próximas, sem saneamento básico, usam o pavilhão para coletar água e lavar roupas. A decisão de disponibilizar as torneiras externas, abriu espaço para usos inesperados que transcendem a ideia original do projeto.
O projeto é composto por três camadas: a camada inferior com um piso de concreto, estruturas verticais em aço e uma cobertura de concreto armado leve. Pilares de aço em forma de cruz sustentam painéis que funcionam como portas, paredes e janelas.
À noite, os módulos são totalmente fechados, enquanto durante o dia portas e janelas se abrem, tornando o espaço permeável. A estrutura está alinhada com o entorno e prevê o crescimento futuro. As vigas lineares, que suportam as cargas, delineiam a continuidade e servem como suporte para a iluminação geral do complexo